quarta-feira, 7 de abril de 2010

Sentindo a diferença passo a passo.



Depois de pintá-lo de Azul e andar sem moderação, chegou a hora de fazer um up grade no velho e bom 318.
Naquela época eu não tinha a facilidade de conseguir peças como nos dias de hoje.Atualmente é uma maravilha, basta acessar a internet, coisa que naquela época era um luxo para poucos, ou ir na Veloparts, loja especializada aqui na minha cidade que parece mais a Superfestas!!! Não se tinha um leque tão grande de opções de peças e importadores, ainda mais para um cara como eu, com o orçamento bem restrito. Basicamente eu começei a comprar peças de segunda mão e algumas "barbadas" que apareciam .

Lembro da ligação do meu melhor amigo, o Null que na época trabalhava na oficina do Evandro Parma.
"E ai meu, beleza?
Tens interesse num par de coletores Summit usados?
E o que acha de uns abafadores Flow Master?"
Nossa não pensei duas vezes, no final de tarde eu parti pra lá, nem podia acreditar, um cliente não tinha gostado do ronco do carro que recem tinha comprado e resolveu retirar tudo!

Na minha opinião foi uma das coisas que mais deu diferença no motor.
Imaginem só, tirar aqueles coletores originais de ferro fundido juntamente com aqueles canos estreitos, e colocar os escapamentos Summit com canos de 2' 1/2 e abafadores Flow Master.
Quando ligamos o carro fiquei muito impressionado pelo ronco, era maravilhoso parecia que o motor havia ganhado uns 50 hp. Um ronco metálico com uma forte ressonância, totalmente diferente de tudo que já tinha escutado!



Certo dia um amigo me procura pra me oferecer um comando Crane Econopower 278/290 com as respectivas molas e tuchos. E o melhor de tudo, ele me faria parcelado a perder de vista!!!
Nossa vou comprar esse kit e deixar guardado, jura...na primeira oportunidade eu e meus amigos tiramos os cabeçotes fora e levamos para o Mestre Wanderlei Fauth dar uma retrabalhadinha de leve nos dutos, fazer assentamento de valvulas e trocar os retentores. Já aproveitei e tirei 2mm dos cabeçotes na esperança de melhorar um pouco a taxa de compressão.

Colocamos tudo de volta no carro, mexemos nos esquichos da imundice do DFV, acertamos o ponto de ignição e o resultado foi o seguinte, o motor que antes girava 4,400 passou a girar 6,000 mas quase não se percebia aumento de potência, apenas que o motor tinha ganhado em muito rotação! Mas também era pedir demais, um motor cansado, sem taxa, sem um carburador decente com todos os milhares de kilometros nas costas e equipado com um comandinho Econopower não poderia ter virado uma usina!!!



Meses mais tarde um amigo que mora em San Diego viria para o Brasil passar uns dias com a familia e me trouxe uma hélice Flex Fan, MSD 6AL e as tampas de válvulas Mopar Performance.
Aproveitando que iria mexer nas correias, resolvi retirar a polia do virabrequi e do alternador e fazê-las em aluminio. Sendo que a polia do virabrequim eu a fiz um pouco menor como as americanas, a diferença foi bizarra, de 4.800 Kg para apenas 800 g.
Essa mudança foi uma coisa que me impressionou, pois dava pra sentir perfeitamente a diferença de crescimento na rotação, principalmente em 3º marcha.



Numa bela noite eu estou conversando com meu grande amigo Lian Parma que por acaso é irmão do Evandro Parma e ele me disse que estava trazendo dos USA uma admissãoTunnel Ram e dois Quadrijet's 450 cfm para colocar no seu carro, era mais para efeito visual, pois achava lindo!
Sendo assim veio de imediato o pensamento em minha mente:
"Será agora que realizarei o sonho erótico de todo o Dodgeiro?"
Quadrijet Holley "Fodoblástico Plus" Double Pumper e Admissão Edellbrock "Menage"Performer!!!



Sim, porque sem isso na minha humilde opinião um Dodge não é um ser completo!!! hehehe...
Éra o que faltava, retirar aquele carburador lazarento filho de uma égua e aquela admissão de ferro fundido que pesa mais do que uma bigorna, pintá-los de verde e jogá-los no mato para que nunca mais ninguém os achassem!!!
Depois de anos e anos de uma longa espera eu teria meu proprio Quadrijet Holley e minha Admissão Edellbrock, era o sonho se realizando, não eram novos mas não interessa, o importante era tê-los!!!



Um comentário:

  1. Boas Caju! Parabéns belo blog e principalmente pela máquina! Por favo, poderia indicar alguém na sua região pra fazer o trabalho nos cabeçotes? Queria rebaixa-los e aumentar as válvulas. Obrigado! Danilo

    ResponderExcluir

Newer Posts Older Posts