sábado, 24 de abril de 2010

Stroker sim, mas qual 390 X 402 ???

Foto abaixo meramente ilustrtiva.


Tendo o projeto do motor em mãos planejado pela Minella Engines, chegou a hora de começar a importação das peças. Logo após eu ter me decidido pelo Stroker 390, o Gustavo disse que a minha escolha tinha sido muito bem feita. Então me confessou que também faria um 390, mas com tudo que tem direito! Achei muito legal da parte dele expor o leque de opções, deixando eu dicidir pelo qual me parecia o ideal! Acredito que outro em seu lugar falaria para eu montar o 390 e ponto final!!! Próximo passo, levar o meu bloco para a retificadora para descobrir qual a medida correta para encomendar os pistões.



Mas tinha uma coisa que me incomodava um pouco. A unica opção de pistões a disposição no mercado para o meu motor stroker seriam os forjados. Mas eu tinha comigo que a melhor opção seriam os hipereutéticos! Para quem não sabe, basicamente a difereça entre os dois é a seguinte: os hipereutéticos são mais resistentes do que os originais devido ao fato de apresentarem 30% de silício em sua composição e alguns possuirem teflon em suas saias . Já os pistões forjados são ainda mais resistentes porque são produzidos a partir de um lingote de aluminio aquecido e prensado. Segue abaixo um video muito interessante que explica todo o processo de fabricação de um pistão forjado.
http://www.youtube.com/watch?v=h8VTExdaIF4

Hipereutético X Forjado


Dias depois o Null me liga avisando que o pessoal da retificadora tinha a resposta sobre a medida do cilindro: "teu bloco limpará só em 0,60. Passa a noite aqui na oficina para trocarmos uma idéia!" Desde o inicio o Null estava tentando me convencer a fazer um 402 ao invés de um 390. A diferença entre os dois é apenas o tamanho do pistão. Para montarmos um motor Stroker de 390 polegadas temos que ter um virabrequim de 4' de curso e ultilizarmos pistões de 3.910'. Para montarmos o 402 temos que ultilizar o mesmo virabrequim de 4' de curso e ultilizarmos pistões também de 4'!!! Eu sempre fui contra de abrir o cilindro para mais 0,60. Sempre ouvi isso desde guri, e também sempre lí isso em matérias sobre preparação lá dos USA. Segue abaixo o endereço de onde vocês poderão conferir um motor 402 feito por essas duas "figuras" na terra onde "ninguém" abre bloco a mais de 0,60!!!
http://www.dodgecharger.com/forum/index.php?topic=283.0
http://www.youtube.com/watch?v=btQH3tY6qS



Fui a oficina no início da noite, onde o Null me esperava para explicar a sua teoria, e decidirmos qual a melhor opção a ser tomada! "Caju, os pistões originais do 318 tem 3.910 polegadas (99,3 mm). Teu bloco limpará apenas na medida 0,60 que é 3.970 polegadas (100,8 mm). Se usarmos os pistões de 4 polegadas (101,6) veremos que a diferença é de apenas de 0,8 mm. Eu no teu lugar não pensaria duas vezes e faria o 402!!!" Ai eu argumento com ele falando que os americanos nunca fariam isso e etc... E ai ele faz uma afirmação bem interessante que não deixa de ser verdade "pra que eles vão usinar um bloco de 318 acima de 0,60 se podem ultilizar um bloco de 340!!!" E pra encerrar ele cita o exemplo dos Opaleiros que pegam o motor 250 que ultiliza pistões de 3.875 polegadas (98,4 mm) e estupram o cilindro para também colocar um pistão de 4 polegadas (101,6). Uma diferença de 3,2 mm bem maior do que a do 318 que é 2,3 mm!!! Sendo que o material usado na fundição dos blocos GM é inferior a dos nossos 318!!!



Esta foto acima serve de inspiração para mim já que ele está com os Eddy's em aluminio. Se vocês conferirem o endereço da página postada acima verão a lista com todos os itens que o "Beer" ultilizou para a montagem. Digasse de passagem que ele ultilizou pistões forjados que necessitam de ainda ''mais'' folga nos cilindros e um comando mais graduado mas em contra-ponto com menos levante total e também menos levante a 0.50. E por ultimo, olhem o quadrijet que ele está usando! Eu particularmente acho pavorosos os carburadores Edelbrock, acredito que seja o unico equipamento dessa marca que eu nunca usaria. Mesmo que adicionasse 20cv e fizesse 20 km/l!!! Vá usar um Holley ou um Demon!!! hehehe...

2 comentários:

  1. Poutz véio, realmente... Carburador Edelbrock é de matar de feioso... E olha que é uma marca difícil de não gostar de alguma peça que eles fazem hein...

    ResponderExcluir
  2. Como um grande amigo meu disse certa vez:
    "isso pode adicionar 20 hp's e fazer 20 Km/l que eu não usaria, nem amarrado"!!! hehehe...

    ResponderExcluir

Newer Posts Older Posts