Segunda feira, dia 29 de novembro. Para iniciar bem a semana. Após sair de nossa loja as 18:30. Encaminho-me a Veloparts para que eu e o Null continuassemos a preparação do bloco de nosso Dart. Até então, eu imaginava que fariamos os desbastes com aquelas retíficas de "pedrinha". Mas para minha surpresa, o Null comprou uma ferramenta bem interessante. Ela é muito parecida com aquelas que aparecem no programa Mega Construções do Discovery Channel. Mas em tamanho reduzido é claro!
Mas antes de iniciarmos os trabalhos, o Null passou fita adesiva para isolar todos os dutos e galerias de óleo. Pois quanto menos sujeira acumulada estiver nos dutos e galerias de óleo melhor! Depois de tudo isolado, demos início aos trabalhos! E não é que esse negócio come ferro fundido mais rápido que aqueles bichinhos do filme "Fim dos Dias"!!! hehehe... Ao enconstar a ferramenta no cilindro, imediatamente chegamos a conclusão que o investimento foi muito válido! Pois ganha-se muito tempo com ela. Desta maneira, evitamos uma crise lombar. Pois a posição para trabalhar no bloco não é das mais confortáveis!
Depois de pouco mais de meia hora, já estavamos com os oito cilindros desbastados. Livres de qualquer possibilidade de contato entre eles com os parafusos de biela! Então partimos para outra etapa. A parte de cima do bloco. Acredito que alguns de nós já tiveram a desagradável surpresa de cortar-se nas rebarbas do bloco. Sendo na sua montegem ou até mesmo de sua limpeza. Para evitarmos isso, resolvemos fazer um desbaste em todas extremidades, eliminando todos os cantos vivos. Muitos preparadores conceituados defendem a realização dessa tarefa, mas por um outro motivo. A retirada de possíveis focos de rachaduras que possam a vir se formar devido a essas imperfeições. Mas ai estamos falando de motores de alta rotação, acima dos 7000rpm. O que não é nosso caso!!!
Uma coisa que sempre tive vontade de fazer, era de emparelhar aquelas janelas que ficam sobre o comando de válvulas. Não existe coisa mais tosca do que aquilo!!! Realmente tenho a impressão de que a qualquer momento um pedaçinho daqueles cairá sobre o comando fazendo uma merda!!! Já que estavamos com a "faca e o queijo na mão". Esse era o momento certo para realizar esse meu desejo de décadas!!! Aproveitamos também e abrimos um pouco aquelas furos que encontran-se ao lado do alojamento dos tuchos! Resultado final, ficou uma beleza... como todo 318 deveria sair da fábrica!
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Preparação do Bloco - Parte II
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ai Caju, so complementando sobre a ferramenta, trata-se de uma lima rotativa, existem vários perfis e realmente sao usadas para dar acabamento em peças fundidas, recuperar soldas etc. Parabens pelo projeto.
ResponderExcluirObrigado pela informação Adilson!!!
ResponderExcluirAbração...e obrigadop pela visita!!!
Show de bola seu blog, li todo desde os primeiros posts, tambem estou restaurando 2 antigos (maverick 76 e opala cupe 73) e quando termina-los pretendo adquirir um dart para completar minha coleção de muscles Brasileiros.
ResponderExcluirOlá Giovani...
ResponderExcluirConheci seu blog há poucos dias enquanto procurava alguma coisa relacionada a pneus (acho que BFG Radial T/A).
Pelos poucos posts que tive a oportunidade de ler, me identifiquei bastante com a forma com que você está conduzindo o trabalho de restauração de seu carro.
Adquiri, agora em dezembro, um Mustang '69 Coupe que encontrava-se em fase de restauração. É um outro grande sonho pessoal que começa a se realizar (há alguns anos realizei o sonho de construir um hot rod, hoje em seus "90%" concluído).
Assim como você demonstra em seu blog, também sou adepto do trabalho bem feito, da qualidade do acabamento, da atenção aos detalhes. Parabéns pelo trabalho e pela nobre atitude de compartilhar sua experiência.
Espero poder compartilhar do mesmo ao longo dessa minha jornada que agora se inicia.
Um grande abraço,
Evandro - Curitiba/PR
Márcio - Fico na torcida para que em breve consiga completar a sua coleção com chave de ouro!!!
ResponderExcluirEvandro - É uma honra saber que existem pessoas assim como você que adimiram meu trabalho. Isso me incentiva cada dia mais e mais!
Em breve reiniciarei as postagens com algumas boas novidades!!!
Abração a todos e obrigado pelas visitas!!!