sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Preparação do Bloco - Parte I



Essa é a primeira de uma série de postagens onde eu e o Null mostraremos passo a passo a montagem de nosso Stroker 402. Mas antes, gostaria de agradecer a todos os amigos e colegas. Estes que ao longo desta cruzada, me contataram para pedir dicas e informações. Alguns destes, escreveram unicamente para agradecer e elogiar as minhas postagens. Quero que saibam que isso sempre foi uma grande injeção de ânimo para mim. Pois tenham a certeza, que divido as mesmas dificuldades que muitos ou praticamente todos vocês!!! Não citarei nomes. Pois certamente esquecerei alguém, o que seria muito injusto! Sendo assim, começo esta série de postagens dedicada a todos vocês! MUITO OBRIGADO!!!




Quarta feira a tarde, dia 23 de novembro. Recebo uma ligação de meu amigo Null perguntando-me se eu estaria livre a noite. Ao afirmar que sim, ele imediatamente convocou-me para iniciarmos os trabalhos no bloco do motor. Ao chegar a noite, me encaminhei a Veloparts. Isso porque meu motor será montado no subsolo da loja. Onde o Marco Müller construiu uma sala com ferramentas novas específicamente para essa finalidade!




A primeira coisa que o Null fez, foi limpar todas as roscas traseiras do bloco. Aquelas onde a capa seca é fixada. Logo após, limpamos os mancais para fixarmos algumas bronzinas e consequêntimente o virabrequim. Após realizarmos isso, pegamos uma biela e a conectamos no virabrequim para marcarmos onde a parte inferior do cilindro teria que ser desbastada. Isso mesmo!!! Devido ao aumento do curso do virabrequim, os parafusos ARP das bielas Scat passam em alguns casos a menos de 1 mm da parede.




Como poderão ver nas fotos, alguns parafusos estão encostados no cilindro. Isso porque a biela está sem o pistão, modificando o ângulo delas . Assim, torna-se mais fácil fazer a marcação do "ponto crítico" onde precisamos fazer o desbaste. Olhando atentamente, perceberão que em alguns cilindros o parafuso pega, como citei acima. Em outros pega menos e em alguns nem pega. O que comprova a diferença existente na fundição de nossos blocos!

3 comentários:

  1. ...isso que é passar fino ein Caju?!?!

    Queria estar aí perto para aprender junto com vocês !

    GARBOSOS abraços,

    Julio

    ResponderExcluir
  2. Realmente Juca, no meu caso principalmente (não há mecanicos de V8 em minha cidade) a gente aprende muito com os posts do Caju...

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Bem loco, o negócio é afiar as Lima para desbastar o bloco. (um professor do colégio onde eu estudava mandava os alunos da eletrônica ir pedir aos alunos da mecânica o afiador de Lima!) Vamos aprendendo a montar um motor passo a passo, mas não tentem fazer isso em casa.

    ResponderExcluir

Newer Posts Older Posts