domingo, 13 de novembro de 2011

Conjunto Balanceado!!!



Lembro-me bem de quando nosso amigo Rafael Lanz montou seu Dart 78. Quem fez todo o projeto foi o Evandro Parma, da Mecânica 1, no final dos anos 90. Naquela época esse carro era o mais rápido nas ruas de Novo Hamburgo. Disputava de igual para igual com os turbos que disputavam o campeonato gaúcho. Quase sempre vencendo, digo quase sempre porque as vezes nosso amigo ficava patinando tanto na arrancada que os tração dianteira conseguiam arrancar na frente dele!!! Dá pra imaginar??? O mais legal é que depois de inúmeras arrancadas o Dodge SEMPRE voltava pra casa inteiro, diferentemente dos turbos que por várias vezes derretiam pistões e esparramavam as bielas pelo caminho!!!


O grande diferencial daquele motor era o seu conjunto. Até hoje o comando usado pelo Evandro naquele projeto, é o mesmo objeto de desejo de muitos Dodgeiros. Estou falando do Mopar Performance Purple Camshaft 296/296 DCC-4120655. Outro diferencial era o balanceamento. Esse motor girava a 7500 rpm, que na época era um absurdo!!! Sendo assim o Rafinha comprou lá nos USA: embreagem, volante, virabrequim, dumper, bielas, pistões e anéis, e mandou balancear tudo lá na PAW. Pois aqui no Brasil nem cogitava-se a possibilidade de realizar-se este serviço!


Hoje, é com muita satisfação que tenho o prazer de informar a todos, que este serviço é realizado aqui na minha cidade, lá na Veloparts, pelo meu Grande Amigo Null. Tive a oportunidade de acompanhar todo o desenvolvimento deste trabalho nas minhas peças. Para nossa surpresa, o kit de pistão/pino/biela de nosso motor confirmou-se ser mais leve de que um motor Ford 302. Impressionante!!! Por mais que tinhamos a convicção de termos comprado peças de ótima qualidade (pistão KB/bielas Scat) nem em sonho imaginamos atingir isso!!!


O volante que o Zé da Staudt Motorsports fez estava zerado, assim como o dumper e a polia em alumínio. Já na Centerforce, teve-se que adicionar-se um pequeno contrapeso pelo novo alinhamento da prensa que estava desalinhada. Já no virabrequim, bastou fazer apenas dois furos nas extremidades para a retirada de um pouco de material. Resumindo... melhor impossível!!! Agora basta aguardar a minha vez para o Null montar o meu motor! Pois fila existe para ser respeitada, e não é porque sou amigo do Marco e do Null que meu motor vai passar na frente dos outros!!! Agora falta pouco...

8 comentários:

  1. Lindas fotos CAJU!
    A notar os contra-pesos de equilibragem do V8...mais pesados nas extremidades e sem eles, no centro. Obra de arte...
    Devia ter feito 2 destes ein?

    Mas o detalhe que eu gostei foi o "radinho"....
    Sempre que vou afinar os baitas em dinamômetro, coloco música da boa pro motor escutar. POIS SE NÃO FOR ASSIM, O BICHO NÃO AFINA!!

    Aquele abraço,
    Julio
    Blog do Garboso.

    ResponderExcluir
  2. Bah... nem ti falo!
    Quando estava tirando as fotos, acabei derrubando o radinho do Null!!!
    Quase coloquei todo meu projeto por água abaixo!!! hehehe...

    Abração Meu Amigo!!!

    ResponderExcluir
  3. Show de bola. Estou fazendo o balanceamento do meu motorzinho de arranque e já tô achando complicado. Isso aí é já é motivo pra internar o elemento!!!
    Abração.

    ResponderExcluir
  4. ola caju, pelos motores 318 terem balanceamento interno, não seria necessario apenas o balanceamento do virabrequim? pois teoricamente as peças que vao agregadas nele nao fazem diferença... ao contrario do 302 que é balanceamento externo e precisa levar em conta dumper, volante e embreagem...

    ResponderExcluir
  5. ME DIZ UMA COISA, DIANTE DA MINHA HUMILDE IGNORÂNCIA, FALTA MUITO TEMPO PARA A GENTE TER QUE CHAMAR O NULL DE MESTRE??? OU ISSO JÁ LHE É DEVIDO POR DIREITO HÁ TEMPOS??? O SEGREDO ESTÁ NO RADINHO E TU DERRUBA A FONTE DE INSPIRAÇÃO DELE...PUTZ...FELICIDADES

    ResponderExcluir
  6. Não... pois tem que equalizar todos os 8 conjuntos.
    Depois tem mais alguns detalhes que nem sei explicar didaticamente.
    Então prefiro ficar quieto para não falar asneira! hehehe...

    Jacson - Eu não chamo porque ele ainda é muito novinho!
    Eu acho que ele recebe pelo radinho mensagens subliminares sonoras!!! kakaka...

    ResponderExcluir
  7. Finalmente, terminei de ler todo o conteúdo do blog. Assim fiz com o blog do Badolato, Reinaldo, Leroi, Vital, Cuti e outros. Só não consegui achar a fórmula de comprar o primeiro Dodge, diante de minhas condições. Mas já tenho o principal: a paixão por este carro. Dinheiro a gente arranja. Por enquanto vou "tirando o atraso", como li numa postagem por aí, com um Opala 80 4cc.
    Minha esperança reside em um garimpeiro que tenho lá na fronteira oeste, onde morei em 2002/2003. Na época que via vários dodges e outros carros interessantes, por preços também interessantes e não dava bola. Qualquer dia ele me liga de lá e diz que achou o meu dojão num galpão.

    Tá fazendo um grande trabalho nesse carro, hein? Grande abraço,

    ResponderExcluir
  8. Valeu pelo incentivo Renon!!!

    Pode ter certeza que o teu deve estar bem guardado!!!
    Vai imaginando ele na tua garagem!!!

    Abração... e estou torcendo por ti!!!

    ResponderExcluir

Newer Posts Older Posts