segunda-feira, 31 de maio de 2010

Quadrijet X Injeção



Logo no inicio de meu projeto, eu tinha a intenção de equipar o meu motor com um Holley 700 à vácuo, juntamente com um comando Mopar 292/292 hidráulico. Talvez isso tenha a ver com a minha teimosia e a teimosia do Null. Pois muita gente fala que quadrijet à vácuo e comando hidráulico é coisa para levar a mãe na feira ou no supermercado! Já que nosso Dart será de uso diário e usado apenas eventualmente para algumas arrancadas, eu apostava nessa idéia! Depois da consultoria do Gustavo Minela, mudei de idéia sobre a escolha do comando, como postei anteriormente. Troquei o Mopar 292/292 pelo Lunati Voodoo 284/292, mas continuei pela opção do comando ser hidráulico. Segundo o meu amigo Evandro Parma, nunca um comando hidráulico será mais eficiênte do que um mecânico ou um roller. Mas dizer que o mesmo não presta já é um exageiro!



Certa noite na oficina do Null, estavamos conversando sobre as opções de carburação. Então comentei sobre a opção de ter um Demon 700 cfm ao inves de um Holley 700 cfm a vácuo, e perguntei a ele o que achava. "Caju, na minha opinião o melhor carburador do mundo é a injeção eletrônica!!!" Uma das coisas mais legais na minha opinião quando se abre um capô de um carro V8 é ver que o mesmo tem um quadrijet equipando-o. Estava um pouco preocupado que ao escolher a injeção eu perderia um pouco desse "romantismo"!!! Mas estamos em 2010, porque não ultilizar as maravilhas tecnológicas do mundo moderno a nosso favor? Ainda mais que o nosso Dart não será nenhum placa preta!!!



No mesmo instante para minha surpresa entra na oficina o Vini (Vinicius Bretas). Sabe aquelas pessoas que quando tu começa a conversar não se para mais, pois é ele é um deles!!! O Vini sabe muito sobre injeção, pois trabalhava em uma oficina de preparações de carros turbo aqui em Novo Hamburgo, agora está morando em Bento Gonçalves pois recebeu uma ótima proposta de trabalho, e se mandou pra lá!!! Então ele começou a me falar das vantagens da injeção eletronica sobre o carburador, do melhor acerto, da economia, da praticidade. Após isso o Null completou dizendo o seguinte: "imagina, nunca mais ter que trocar junta de carburador, trocar esguicho, regular nivel de bóia, limpar cubas, fora que a injeção nunca vai afogar, trancar agulha etc..."



Sexta a noite fui ao Velopark, tinha combinado com meu Grande Amigo Diego Uchoa nos encontrarmos lá para vermos os V8 acelerarem no Open Night. Chegando lá a primeira visão que tive foi muito gratificante, nosso amigo Rodrigo Pulita estava lá acelerando na reta com seu Meninão, o Dart 74!!! No domingo a tarde voltei ao Velopark para conferir as finas do Campeonato Brasileiro de Arrancada e torcer pelos amigos Carlos, Alexandre Kroeff e Leowaldo Petry.



Adivinha quem eu encontrei lá??? O Vini!!! Depois de conversarmos um pouco e de contarmos as novidades, ele me diz que tem que me apresentar um cara. Então lá vamos nós pra cima e pra baixo até encontrarmos o tal cara dentro do box onde estava o Mustang do Cláudio Castañon. "Caju...esse aqui é o Cristian, o dono da Fueltech, ele pode tirar todas as tuas duvidas sobre injeção!" O cara estava conversando com os mecânicos do Castañon e prontamente me deu toda a atenção!!! Falamos sobre qual a melhor opção de injeção, quais os tamanhos dos bicos injetores, quantas bobinas etc... O cara é muito gente fina!!! Depois me disse que quando o Dart estiver pronto e eu precisar de ajuda, ele me dará o suporte necessário! Não preciso dizer que naquele momento decide de uma vez por todas pela Fueltech.

www.fueltech.com.br

5 comentários:

  1. Pra quem nunca mexeu com injeção o início deve ser meio complicado, acertar os sensores, curvas de torque, a instalação elétrica...mas depois q acerta a primeira vez, aposto que é só alegria.
    Já tens os componentes Caju?
    Qual TBI vai usar?
    Um cara da lista produz algumas que até hoje só ouvi elogios, o Roberto Schiffer.
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não comprei nada, a prioridade são os Eddy's em aluminio!!!
    Depois dessa aquisição partirei para a admissão Mopar M1, throtlle body tambem da Edellbrock, os bicos e por ultimo a Fueltech, provavelmente o modelo FT300.
    Vou dar uma conferida nessa tbi que falaste!

    Abração...

    ResponderExcluir
  3. Amigo, ha um tempo atras tinha olhado o topico do americano que montou o 402, e decidi q akele seria meu projeto no futuro. Gostaria de poder entrar em contato com vc em breve, se possivel. Agora, aproveito e digo uma coisa, pq jah q vc vai de injecao, nao coloca uma powerjection, é uma injecao com formato de quadrijet, show! ja vi usarem no brasil e tem um cara trazendo, soh nao lembro quem.

    Abracos

    ResponderExcluir
  4. Me envie um email para conversarmos!
    caju.gi@gmail.com
    Muito interessante esse modelo, mas a nossa Fueltech está com a bola toda, inclusive no mercado americano.
    O modelo de bico diretamente fixado na admissão é melhor pela economia,performance e fora que elimina qualquer cheiro de gasolina.
    Ee utilizarei um throtlle body da Edelbrock e oito bicos injetores com oito bobinas.

    Abração...

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde , Sou Hudson moro em Santa Luzia MG
    Montei meu Dart 76 que será um dia novamente verde jade,MAS Por enquanto
    verde atibaia kkk.
    Em 2016 montei nele um motor Magnum de uma Gran Cherokee Limited 98 que comprei em um Leilao já baixada.
    Uso uma FT300 estou em acerto ainda mas já ando dia dia .
    360 injetado. Abraço a todos.

    ResponderExcluir

Newer Posts Older Posts