sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dart vitaminado!!!



Eu sempre fui do time que prefere um Dodge com visual Muscle do que com o visual Original! Aqui no Brasil costumamos dizer que nossos Dodges fazem parte da familia dos Muscle Cars. Na verdade a denominação correta seria Pony Cars, pelo fato de nossos carros serem "compactos"!!! Lembro que certa vez estava na casa do Null onde vi uma reportagem na Car Craft que dizia o seguinte: 1964 inicia a era dos carros compactos. Aqui no Brasil um carro com 5 metros é quase um exagero, mas lá nos USA é normal vermos carros com mais de 6 metros desfilando de um lado para o outro!!!



Desde o inicio o meu objetivo era encontrar um Dodge que estivesse abandonado a anos dentro de uma garagem. E que este não fosse um "imaculado", pois o que eu queria mesmo era fazer um Dart com tudo que eu tivesse direito! Onde eu não teria pena de fazer certas alterações e adaptações para deixá-lo com a minha cara, com meu estilo! Admiro muito, mas muito mesmo quem mantem seus Dodges originais. Mas sem duvida eu não me enquadro neste perfil. Talvez porque eu tenha crescido vendo revistas como a Hot Rod e Car Craft onde o pessoal fazia maravilhas nos mais diversos modelos me deixando fascinado. Assim como eu, o meu Grande Amigo Null tem o mesmo gosto para a coisa. Sempre digo que ele é o meu "mentor"!!!



Ao longo dos meses eu, minha Esposa e o Null trocamos inumeras idéias de o que fazer, de como fazer, e de quando fazer? Chegamos as seguintes conclusões: gostariamos de um motor com muita potência, mas que se comportasse bem no uso urbano, no dia a dia. A opção escolida foi um motor Stroker 402 injetado com nada menos do que 453 cv. As supensões dianteira e traseira serão originais, apenas com as buchas dos tirantes e dos jumelos em PU. Os amortecedores serão os Gabriel Made in USA, desisti dos KYB para não abrir mão do conforto. Resolvemos fazer o Sub Frame para reforçarmos a estrutura do chassi. Acredito que se nossos Dodges os tivessem originalmente de fabrica, hoje teriamos muito mais carros circulando nas ruas do pais! As rodas serão as Rallye completas com as calotinhas e os anéis em inox nas medidas 15 X 7 e 15 X 10 calçadas por pneus 205/60 ou 215/60 na dianteira e 275/60 na traseira. A minha prefêrencia é sem duvida pelos BFGoodrich Radial T/A que são maravilhosos.



No interior deixarei o painel todo original, inclusive estou a procura de um rádio que caiba no meu orçamento! hehehe... Em contra ponto usarei bancos concha reclináveis com cintos Simpson deixando um visual bem agressivo!!! Estou analizando a possibilidade de usar as máquinas dos bancos e os trilhos originais nos concha, acredito que ficará muito bonito. O revestimento dos mesmos seguirá o padrão mais próximo possível do original da linha 72! Tenho planos de usar dois Auto Meter de pressão do óleo e temperatura d'água com fundo branco para combinar com o rádio e o painel! O volante será provavelmente uma réplica do Walrod que comprei de um amigo. Não usarei console central, apenas uma bela coifa de borracha revestindo a alavanca da caixa 4 marchas equipada com a manopla da Hurst na cor branca!!!



A escolha da pintura e do estilo foi a parte mais difícil. Eu estava em duvida entre o visual malvado do Dart Hemi, onde eu deixaria todo o carro no fundo só com os paralamas e o capo em preto semi brilho ou o visual mais clássico do Dart GTS onde a cor seria uma tonalidade de Verde Musgo próxima a FF4 do Cuda 1970, e usariamos o capô do R/T. Eu e o Null estavamos muito inclinados a fazermos o Dart Hemi, mas acabei escolhendo o visual mais clássico. Até porque o carro não será de arrancada, pois vou usá-lo no dia a dia. Digamos que minha Esposa e meu Sogro influênciaram bastante nessa escolha!!! Mas o mais engraçado estava por vir, a unica coisa que a Lê não abriu mão de jeito nenhum é que nosso Dart tenha a lateral traseira recortada igual a do Dart Hemi!!! Já que usaremos pneus 275 acho que a idéia irá cair bem, ainda mais depois que achei uma foto de um Dart onde foi recortada a lateral traseira e refeita a linha que contorna a caixa de roda, dando um ótimo acabamento!!!

Um comentário:

  1. Nossa, vai ficar mais do que bacana a viatura, hein ??
    Quando eu parar do teu lado com o meu "Dart do Vovô" vou ser obrigado a engolir fumaça e poeira, mas tá valendo, hehehehe !!
    Quem devagar anda, um dia alcança...
    Tô nesse projeto de cabeça, conte conosco pro que puder ajudar, ok ??
    Moparbraço, guri !!!

    ResponderExcluir

Newer Posts Older Posts