Agora pouco, no fim da tarde de hoje. Fui a Veloparts levar as minhas tampas de válvulas e meu cárter. O Marco tem um bloco laranja lá na loja que serve de "manequim"! hehehe... Mal deu tempo de montá-lo e algumas peças já foram vendidas, como as tampas de válvula "Bad Mother Fucker" e admissão Edelbrock Super Victor para injeção! Sendo assim, levei as minhas peças para montá-las e fazer conjunto com os meus cabeçotes e minha ex-admissão que estão lá. Desta maneira eu faço duas coisas ao mesmo tempo. Vejo como ficará meu motor, pois tenho um esboço do resultado final e também alivío lá no apartamento o nosso quartinho do computador. Que esta mais para almoxerifado da Mopar Performance!!!
Após caminhar alguns minutos dentro da "Superfestas", me deparei com uma caixa deitada no chão. Nela, uma enorme logomarca TTI estampada em vermelho e preto! Olhei para o Marco, olhei para o Null, olhei para o Luiz e todos continuavam serios com uma cara de "nem sei o que tu tá vendo ai"!!! Então perguntei se aqueles seriam os meus tão sonhados coletores revestidos em cerâmica? E para minha grande surpresa a resposta foi sim!!! Então todos nós rimos e juntos fomos abrir a caixa. Nem preciso dizer que o meu primeiro impulso foi o de instalar os TTI no bloco. Pois o tamanho desta caixa é maior do que todas as outras juntas. Se levasse-a para casa teria que colocá-lá no lugar de minha poltrona!!!
É impressionante o acabamento do coletores, realmente são tão lindos como ótimos! Também pela bagatela que custam não é para menos!!! Mas sem duvida valem a pena. Essa é uma dica que deixo aqui. Se este equipamento cabe no orçamento de vocês, mesmo que com muito esforço, adquirão-o! Não dá pra acreditar como eles ficam longe do chão. Para ter-se idéia o Marco vendeu até o cavalete onde o "manequim" 318 estava. Então o cárter ficou apoiado diretamente no chão e os coletores ficaram exatamente na mesma altura. Outra coisa que poderão conferir nas fotos é que olhando o motor de cima e de frente, os mesmos quase não aparecem. Impressionante!!! Mas o melhor de tudo e que nunca mais teremos aquele problema irritante de escape vazando...
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Chegaram os TTI!!!
domingo, 22 de maio de 2011
Pequenas Mudanças!!!
Quando a gente acha que está tudo definido, percebe-se que não está!!! E que bom que às vezes isso acontece. Nessas últimas duas semanas, acabei decidindo-me em fazer algumas pequenas mudanças em meu projeto. Todas estas no que dizem respeito a injeção eletrônica. Que em um futuro proxímo renderão bons frutos. Gerando ganhos de economia, potência e praticidade!!! Mas fiquem tranquilos que não terei mais mudanças após esta. Digo isso porque conheço casos onde pessoas que possue um projeto em fase final, acabam decidindo refazê-lo desde o inicío e assim sucessivamente! Como escrevi anteriormente, a última parte de meu projeto será a da injeção eletrônica. Justamente porque em um ano muita coisa muda. Surgem muitas novidades e novos colegas que nos trazem idéias novas e outros pontos de vista. Justamente ai entra meu amigo Alessandro "Fastback 69"! Que em uma noite destas, me liga para jogarmos conversa fora. Em um momento de nossa conversa ele comenta algo sobre uma nova injeção que entrou no mercado e que seria sequêncial, a DMT! Para minha surpresa, ela tem cede aqui mesmo em minha cidade. Então tratei de agendar uma visita para conhecer melhor o trabalho desta empresa.
Ainda não decidi se usarei a já conssagrada Fueltech ou a nova DMT. Mas sem duvida a conversa com o Diogo Borges, diretor da DMT rendeu-me ótimas dicas. A primeira diz respeito a troca das minhas 8 bobinas de Gol MI, por 8 bobinas da "poderosa" Kombi!!! Isso mesmo, da Kombi!!! Esta possue um pino a mais e possue módulo de ignição integrado!!! O que possibilitá-me o descarte de uma caixinha extra para fazer esta compensação! A segunda dica diz respeito a o uso de bicos de alta impedância. Fazendo isso eu elimino mais outra caixinha, que seria o drive dos bicos que trabalham em baixa impedância! Não me perguntem o que isso que dizer. Mas lembrem deste meu conselho: "A gente não precisa saber de tudo, mas precisa conhecer as pessoas que saibam!!!" hehehe...
A terceira dica foi sobre ultilizar os bicos da marca Siemens, os famosos Deca 4 que trabalham na tal alta impedância. Estes são de 60 lbs/h, que seriam um pouco grandes para meu motor, que precisa de bicos com 44lbs/h. Mas então fui fazer uma pesquisa, encontrando assim a imagem dos danadinhos no Google. Quando bati olho neles percebi que já os tinha visto em outo lugar, no site da Summit. Também lembrei que lá eles constavam como Edelbrock! Após fazer a comparação cheguei a conclusão que os bicos Edelbrock são os mesmos Siemens. Falando com meu amigo Evandro Parma da Mecânica 1 ele me confirmou que os bicos da Edelbrock são de ótima qualidade, independente do tamanho! Então decidi usar os Eddy's de 44 lbs/h, que se não forem produzidos pela Siemens, são produzidos por outra ótima empresa!
Outra mudança diz respeito a taxa de compressão. Após conversar com meus amigos Alan Pasa, Gustavo Minella e Evandro Parma. Cheguei a conclusão que realmente preciso de uma taxa de compressão maior. Se nosso combustível não tivesse cheio de etanol em sua composição, eu poderia me contentar com os 9.4:1 que obtive. Após algumas simulações chegamos ao número de 10.6:1. Que na minha opinião é perfeita! Não é demasiadamente alta, e também não será baixa. Mesmo levando em conta a grande diferença na dissipação de calor que o alumínio proporciona em relação ao ferro fundido. Que equivale -1 ponto de taxa.
Por último e não menos importante, troquei minha admissão single plane Mopar M1. Já que terei cabeçotes, filtro de ar, throttle body, flautas e bicos injetores da Edelbrock. Resolvi colocar uma admissão Edelbrock Super Victor. Pois a mesma já vem com o suporte dos bicos. Após um levantamento de preços, percebi que seria mais caro fazer as adaptações na M1 do que vendê-la e adquirir este novo modelo! Acredito que todos vocês também se apaixonarão por essa nova configuração!!! Até o momento ninguém se opôs!!! hehehe...
sábado, 21 de maio de 2011
2º Encontro de Saltinho!!!
É com grande satisfação que convido todos os dodgeiros e seus familiares para o 2º Encontro de Dodges de Saltinho! O evento ira se realizar no dia 5 de junho na cidade de Saltinho, que localiza-se 176 km da capital São Paulo! A primeira edição aconteceu no dia 21 de Novembro de 2010 e contou com 17 Dodges inscritos. A idéia surgiu de um pequeno grupo de amigos. Com o intuito de assim agrupar a turma que não é tão radical quanto a originalidade extrema digamos assim. Eu fui convidado pelo meu "amigo virtual" Luiz Márcio Brandão de Paula para a 1º edição. Infelizmante não pude comparecer, pois todos os reais possíveis naquele momento estavam sendo destinados na aquisição de peças do meu stroker!
Desta vez consegui me programar com antecedência. Pela 1º vez na vida entrarei dentro de um avião, e justamente para participar de um encontro apenas de Dodges! Digo isso porque nem ao Mopar National eu tive a oportunidade de ir. Trocando email com o Luiz Márcio, fui informando que já existem 55 Dodges inscritos para essa edição! Realmente um grande feito!!! Que eu saiba até o momento, aqui do sul irá eu e meu amigo residente na Serra Gaúcha, Luciano Lorenzi. Pra quem não lembra ele é um dos membro do HPV8 Clube de Garibaldi que realizam os encontros do Sabado Bandido e do Grande Encontro de Carros V8, este realizado a cada dois anos. Carinhosamente o nosso colega paulista Eric Carpal apelidou este encontro de Mopar-Região Sul! Isso devido a qualidade dos carros expostos e da excelente organização dos Gringos da Serra Gaúcha!!!
Mas voltando ao 2° Encontro de Satinho. Foi uma honra receber este segundo convite de meu amigo Luiz Márcio. Sendo assim eu não poderia fazer mais uma desfeita. O que me chamou muito a atenção no 1º Encontro foi justamente o "apelo" familiar deste evento. A quantidade de familiares presentes foi grande, pelo menos é o que percebi nas fotos. Outro ponto positivo é de reunir todos os proprietário de marca que tanto admiramos e amamos sem nenhuma distinção! Então fica o meu convite para todos vocês que são leitores do meu blog. Principalmente os que moram em uma aréa próxima de SP para que prestigiem este evento. Quem sabe ai esteja consolidando-se mais uma grande inicitiva, e assim tornando-se um encontro semestral!!! Um grande abraço a todos e até dia 5 de junho!!! Estou ancioso para conhecer pessoalmente essa turma de novos amigos!!!
Abaixo segue o link da 1º edição:
http://dart72.blogspot.com/2010/12/o-movimento-esta-crescendo.html
sábado, 14 de maio de 2011
Walrod, Weld, Wilwood & ...Yamaha!!!
Para minha surpresa, ontem a noite recebo um email do meu amigo Marco Müller. Nele consta a informação que as minhas rodas dianteiras Weld Racing 15X7 tinham chegado no finalzinho da tarde. Mal pude esperar chegar o amanhecer para buscar as "priminhas" menores das 15X10 para calçá-las com os BF Goodrich 215/60/15. O meu único erro foi chegar as 7:50. Pois esqueci que no sábado a loja abre as 8:30 e não às 8:00 como de segunda a sexta!!! Mas esses 40 minutos não foram perdidos. Serviram para refletir um pouco sobre o andamento do meu projeto e ver o quanto do caminho já foi percorrido! "Keep Walking - Johnnie Walker" hehehe...
O grande problema é que cada vez que entro naquela loja, eu me idêntifico com aquelas mulheres consumistas que vão as lojas de roupas e calçados dos grandes shoppings centers e saem carregadas de sacolas. Graças a Deus que a Lê não pertence a esse time diga-se de passagem! Mas neste caso acredito que não estou sendo consumista. Apenas tento comprar equipamentos que caibam em meu orçamento. Vale lembrar que estes provavelmente serão definitivos. Não tornarão-se ultrapassados ao final da estação! No final de 2010 eu peguei nas mãos uma pinça Wilwood e tomei a decisão de colocar as minhas originais a venda. Se obtivesse sucesso na venda das mesmas, eu pegaria essa importância e pagaria a diferença para adquirir as Wilwood. O grande problema é que encontrei lá um kit composto por: discos de freio ventilados, pinças vermelhas, suporte de pinças, cubos em aluminio billet e rolamentos. PQP... que coisa mais linda!!! Aguardem novidades nos proximos capítulos...
Tenho também mais algumas novidades para contar e postar. Esta semana meu grande Amigo Yuri trouxe-me da viagem dele ao USA alguns "souvenirs" que pedi. Uma camiseta da Hurst, um emblema Hurst, uma manopla Hurst e uma coifa Hurst. Só não pedi para ele me trazer uma alavanca de mudanças da Hurst por dois motivos: o primeiro é que ela é tão grande que eu teria que esperar o Vitor viajar novamente para colocá-lá naquela mala! kakakaka... O segundo é que o Igor Drawanz e o Fabio Jonas farão uma idêntica para mim aqui mesmo, made in RS. O nosso quartinho do computador tem tanta caixinha branca, vermelha e preta (Edelbrock, Lunati e Hurst). Até parece que somos torcedores do São Paulo e não do Grêmio!!!
E por falar em Grêmio, essas fotos abaixo são das peças que meu grande Amigo Diego "Dr.Zinho" Uchôa igualmente trouxe para mim, de sua viagem aos USA. Na ocasião eu pedi para ele me trazer as borrachas do parabrisa e do vigia, os seus respectivos grampos, as pestanas dos vidros laterais, um jogo de juntas Fel-Pro, as juntas de escape Mr. Gasket e a borracha que veda o capô. Uma pena que faltou a borracha do vigia. Mas em compensação meu Amigo trouxe dois volantes Walrod americanos, sendo que ficarei com um deles. Ainda estou me decidindo se ficarei com um par de belíssimas flautas de capô que ele trouxe. Já que optou em não colocá-lás em seu R/T, deixando as originais! E por último. Hoje pela manhã comprei uma tampa nova da Yamaha RD 350 e um tanque velho para retirar o bocal do mesmo! Se tem uma coisa de que eu não goste em nossos Dodges é da tampa de combustível. Mas por favor, não digam que meu Dart será tunado por causa desta! E nem que eu desisti do diesel para fazer um Stroker 2 tempos...
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Membro do Clube do Frisão!!!
Após uma "longa" espera de 34 dias! Agora a tarde, para ser mais exato às 15:40. Entra em nossa loja, meu amigo Vitor Plentz abraçado com o Tail Panel do GTS 68! Acabo de chamar o Vitor de amigo. Mas para dizer a verdade, praticamente mal nos conhecemos! Mas como não chamar um cara desses de amigo??? Um cara que prontamente se propos a ajudar, mesmo não sabendo ao certo da "roubada" em que estava se metendo!!! hehehe... Temos muito pouco contato, mas o Vitor é uma daquelas poucas pessoas que quando a gente conhece e começa a conversar, temos a nítida impressão de que a conhecemos a anos!!! Caramba... nós não conseguiremos imaginar a função que deve ter sido colocar esse friso de 132 cm dentro de uma mala! Isso mesmo 1m32cm! O Tail Panel veio dentro de uma mala, e o inacreditável vem agora: ele veio juntamente com a bike do Vitor que foi correr duas etapas do Campeonato Americado de BMX!!! Realmente um feito impressionante!!!
Gostaria também de agradecer meu amigo Rafinha, que primeiramente recebeu o friso em sua casa. Já que é o único endereço que conheço em toda a América do Norte! E depois despachando-o para a Power Cycles. Uma loja de bicicletas na Flórida, que pertence a um amigo do Vitor! Que ironia... nós temos uma loja de bikes (eu, meu pai e meu irmão) e o cara que nos ajudou lá nos USA o William Lago também tem uma loja de bikes! Nesse mundo nada é por acaso. Mas voltando aos agradecimentos ao Rafinha. Diga-se de passagem que esta não é a primeira vez que ele me quebra algum galho! Desde a época do Dart 76 Azul ele me ajuda muito dentro do possível! Rafael Quinto Lanz, mais uma vez MUITO OBRIGADO MEU AMIGO!!!
Lembro-me bem das palavras de meu Amigo Diego Uchoa quando entreguei seu R/T pronto: "Caju, espero um dia poder fazer por ti, o que fizeste por mim na realização deste meu sonho!!! Nada como um dia após o outro não é mesmo Dr.Zinho. Quem diria que em um futuro tão próximo tu estaria me ajudando a realizar o meu maior sonho??? Pode ter certeza que cada gesto e ação tua, é guardada na minha memória com muito carinho. Sendo para o meu crescimento pessoal, ou sendo na montagem do nosso Dart! Eu não teria como escrever esta postagem sem fazer uma dedicatória a ti. Foi tu que me proporcionou a aquisição desta peça tão cobiçada por mim. MUITO OBRIGADO!!!
Agora chegou o momento tão esperado! Deixa eu apresentar a vocês o meu Tail Panel! O "negócio" é mais viajado do que eu, já que o mesmo atravessou as américas para equipar nosso tão querido Dart 72! Espero um dia ter a oportunidade de conhecer pessoalmente o Roberto Chavez, mais conhecido por Bob Sierra! Quero apertar a mão desse cara tão especial e agradecer por sua seriedade e honestidade. Foi um imenso prazer fazer negócio contigo Bob!!! Prazer ainda maior foi conhecer um pouco da sua vida e de sua linda família. O legal de tudo isso foi saber que a nossa paixão por esses carros fantásticos atravessam fronteiras internacionais, e nos fazem conhecer pessoas como você!! Hoje eu e o Diego temos o privilégio de chamá-lo de Amigo!!! MUITO OBRIGADO BOB!!! E um grande abraço a toda a familia Chavez...
Bem... alguns devem estar se perguntando: "Mas de onde o Caju tirou esse tal de Clube do Frisão???" Como muitos sabem. Em nosso meio existem muitos puristas radicais (xiítas). Que são extremamente contra quaisquer modificações em um Dodge. Na opinião deles um Dodge não pode ter pneus BFGoodrich, dimensionados, admissão, quadrijet, blocante etc... Sendo assim estes ganharam o apelido de membros do "Clube do Frisinho"! Agora a noite meu Amigo Marco Müller disse que eu acabei de fundar um novo clube, o Clube do Frisão! Isso por causa da largura excessiva do Tail Panel em comparação ao friso original do 72!!! hehehe... No momento nosso "Clube" está mais para uma dupla (longe de ser sertaneja) Caju & Gilson, os únicos membros até o momento...