domingo, 1 de agosto de 2010

Distribuição de peso



Após pesquisar varios dias sem obter sucesso em achar dados sobre a distribuição de peso de nossos Dodges. A solução foi pesquisar em alguns foruns americanos, onde encontrei alguns relatos de proprietários de modelos parecidos com nosso Dart. Pois ambos são A-Body, sendo assim possuem o mesmo chassi! Enquanto eu não pesar algum Dodge em quatro balanças simultanêas, acredito que esse será o melhor parametro que teremos!
Segue abaixo algumas informações que foram tiradas deste forum:
http://www.bigblockdart.com/forum/showthread.php?3410-A-Body-weight



Dart GT 64 com motor 273 tem 3262 lbs = 1479 kg
Dart GTS 68 com motor 383 tem a mais 28 lbs = 1498 kg
O nosso Dart de Luxo segundo o manual da Chrysler pesa 1552 kg
A distribuição de peso de acordo com as palavras do proprietario do Dart GTS 68 é de 58/42. Depois somei todos os percentuais do GT 64 e obtive o mesmo percentual de 58/42. Sendo assim dá pra-se ter um parametro bem aproximado em relação aos nossos carros, sendo que o nosso Dart tem 73 kg a mais que o GT 64!!!Segue abaixo a distribuição por roda e frente/traseira.



Roda Dianteira Direita 960 lbs = 435 kg 29,44%
Roda Dianteira Esquerda 932 lbs = 423 kg 28,56%

Roda Traseira Direita 672 lbs = 305 kg 20,60
Roda Traseira Esquerda 698 lbs = 316 kg 21,40

Frente 1892 lbs = 858 kg 58%
Traseira 1370 lbs = 621 = 42%



Pelos meus cálculos parciais, ultilizando esses numeros acima e fazendo uma projeção da diminuição de peso gerada pela substituição das peças em ferro fundido pelas em alumínio. Cheguei até o presente momento na marca de 50 kg! Sendo assim a distribuição de peso do meu Dart hoje estaria em 55/45 ao invés de 58/42. Mas ainda terei mais coisas a substituir, espero que esse numero chega a 70 ou até mesmo 80 kg!!! A unica coisa que trará peso extra para o Dart serão as rodas aro 15 X 7 e 15 X 10 calçadas respectivamente por pneus 205/60 e 275/60.
Que diga-se de passagem, são muiiito pesadas!!!

2 comentários:

  1. Tá estudando bastante hein?
    kkk

    Caju, já deves ter comentado, mas não lembro: vais montar o Dart mais pra linha reta ou pegar estrada?
    Pretendes fazer alguma modificação nas suspensões?
    Pessoal mandou na lista uma foto de uma susp "coil over" dianteira pros nossos, lembrei de ti na lata.
    E uma dúvida: qual o lado direito e qual o esquerdo do carro?
    kkk
    Na minha cabeça o lado esquerdo é o do motorista...rs
    Só pra ter referencial em relação ao lance dos pesos q tu colocou.
    Eu jurava q o lado do motorista era mais pesado, pela presença de "periféricos" como bateria, motor de arranque, caixa/bomba da direção...

    Cara, levei ferro na oficina denovo, o velhinho vai TENTAR terminar o outro carro ainda esse mês (!!!) pra pegar o meu início de setembro.
    Era pra ter ido pra lá na primeira semana de junho, ou seja, já era pra estar queimando pneu.
    Garibaldi foi pro espaço...

    E o teu, como tá?
    Espero que vendo mais progresso que o meu...
    E o Dart Vader?
    (kkk, adorei o nome...)

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  2. Vou montar meu carro para rodar na cidade e também alguns passeios mais longos, mas usarei relação curta.
    Sobre a suspensão, usarei ela toda original, tudo novo com amortecedores a gás e na traseira eu mudarei a posição do feixe de molas para entrar os pneus 275.

    Abração Alex...

    ResponderExcluir

Newer Posts Older Posts