sexta-feira, 17 de junho de 2011

Fazendo o Eixo Traseiro
















Eu tinha esta postagem salva em rascunho desde março deste ano. Mas faltava fotos para mostrar o desenvolvimento do trabalho. Após um pedido feito por um dos leitores que acompanham o blog (Fernando Viera) resolvi postá-lá. Pelo menos a primeira parte. Pois acredito que serão duas, ou quem sabe até mesmo três! Então vamos lá... Após decidir usar as Weld Racing de 10' com o backspace de apenas 3,5' . Fui em busca de um eixo traseiro que me permitisse encurtá-lo, para que a traseira tivesse um ótimo visual. Mas o mesmo teria que ser equipado com uma caixa satélite blocante. Pois na minha concepção, sou totalmente contra a ultilização de uma caixa satélite soldada para uso urbano!!! Certa vez eu e o Null vimos um amigo subindo o meio fio para estacionar. Minha Nossa Senhora das Longarinas....que medo!!! O carro torceu de uma maneira que tivemos a impressão de que o parabrisa saltaria fora ou estouraria!!!

Desmontagem do original Braseixos


Então fui pesquisar sobre as duas marcas mais ultilizadas: Dana e Braseixos. Em meus ex-Dodges sempre tive Braseixos. Inclusive no Dart Azul, ultilizava um blocante com relação 3:90. Segundo o que muitos falam, e acredito nisso, diga-se de passagem. Os diferenciais Dana são superiores aos Braseixos quando o modelo é simples. Mas quando o modelo em questão é o blocante, a coisa muda. O Braseixos é superior ao Dana, pois é bem mais reforçado! Então lá fui eu atrás de um Braseixos para ver se existia a possibilidade de encurtá-lo!

Analizando as pontas de eixo do Dana


Logo de cara vi que seria muito difícil a realização deste trabalho, pois as pontas de eixo deste modelo possuem chavetas para fixação dentro da caixa satélie. Isso proporcionaria uma enorme dificuldade em refazê-las sem a perda da resistência. Sei que alguns colegas optam por outra maneira. A de encurtarem as pontas de eixo no meio e as soldarem. Dizem que andam sem problemas. Mas não comigo dentro!!! hehehe... Tenho medo que em algum momento a solda possa romper-se, ocasionando até mesmo a perda de uma roda! Imaginem o poder destrutivo de uma roda com uma ponta de eixo deslocando-se a 80 km/h?

Remoção das mangas com plasma Encurtamento de 92mm em cada lado

Então fui atrás de um diferencial Dana para analizar a possibilidade de encurtar as pontas de eixo. De cara apareceu um de Maverick. Além de ser 40 mm mais curto do que os de Dodge, a furação encaixaria perfeitamente nas minhas rodas Weld. Pois elas possuem furação 5 X 4 1/2 que são as mesmas dos Mavericks e Opalas. Logo percebi que o sistema de fixação das pontas de eixo é diferente. Elas são fixadas por quatro parafusos em um "espelho" . Isso possibilita seu encurtamento, pois a fixação ocorre na extremidade da roda. Uma maneira muito mais simples. Então após a realização deste serviço, terei apenas que refazer as estrias para o encaixe dentro da caixa satélite e um novo tratamento térmico para fortalecê-las!

Comparativo do antes e depois
Pré - montagem após o encurtamento

Então coloquei minhas rodas na posição definitiva e as medi de miolo a miolo. Deixando o pneu 275/60/15 encostado no friso da lateral traseira em ambos os lados. A medida interna obtida foi de 1305 mm. Então diminui 60 mm para ter uma folga de 30 mm em cada lado. Que na minha opinião é mais do que suficiente para que os pneus não enconstem nos frisos durante as curvas. Isso levando em conta o carro carregado. Medi a espessura dos discos de freio traseiros e diminui mais 12 mm, assim obtendo um resultado total de 1233 mm. Então peguei o comprimento original de 1417 mm e subtrai pelo numero encontrado. Depois dividi ele por 2 e encontrei o valor que tenho a diminuir em cada lado do eixo = 92 mm. Continua...

5 comentários:

  1. AZULIVRE!
    Se Einstein estiver lendo esta postagem, certamente a equação E= m.C2 iria se encaixar perfeitamente.
    Acredito que nos primeiros 0.4 segundos da arrancada, o povo nas arquibancadas vão presenciar este mesmo tempo, o de 0.4 masss...o cajuíno, lá dentro, vai pular no tempo em apenas 0.2s.
    Resumo da ópera: O CAJUINO contrai o tempo!
    Só quero ver agora como vou tirar as fotos em movimento...rsrs

    ResponderExcluir
  2. cara ta muito bom esse projeto eu tava procurando esse tipo de informação pois quero montar meu fusca v8

    ResponderExcluir
  3. Olá Giovani, espero que esteja ativo ainda...... quero montar um blocante no diferencial Braseixos de um charger 75.... qual caixa satélite vc usou quando montou blocante no braseixos? D10, D20...?

    ResponderExcluir
  4. Braseixos melhor que Dana? Forçou a amizade kkkkkkk NINGUÉM usa braseixos em arrancada

    ResponderExcluir

Newer Posts Older Posts