sábado, 4 de fevereiro de 2012

Montagem do Motor - Parte II



Hoje a tarde, esperei a ligação do Null. Após recebê-lá quase as 17 horas , fui a Veloparts para darmos continuidade aos trabalhos de montagem do motor. Tinhamos a esperança que após a forte chuva que caiu, a temperatura baixasse um pouco. Pois é incrível a sensação térmica aqui em nossa região nos últimos dias!!! Não é exageiro afirmar que o Vale do Sinos literalmente tornou-se um forno. Por esse motivo vocês poderão visualizar as nossas "havaianas" em alguns momentos!!! hehehehe... A primeira tarefa de hoje foi medir o "gap" de todos os anéis. Para nossa surpresa, praticamente todos bateram 0,60. Apenas três mediram 0,55. Sendo assim o Null tratou de remover essa mínima diferença, assim tornando-os todos iguais.




Realizada essa tarefa, começamos a colocação dos anéis nos pistões. Em seguida dei-me ao trabalho de pesar todos os 8 conjuntos para verificarmos a equalização do peso. Novamente uma boa surpresa. Todos bateram 1273 e 1274 gramas. Ao realizar o balanceamento ano passado. Todas as bielas tinham marcado o mesmo peso, diferentemente dos pinos e dos pistões. Nos pinos achamos dois pesos diferentes. 112 em seis unidades, e 110 em duas. Já nos pistões encontramos uma variação entre 472 à 476 gramas. Então fizemos o "casamento" dos pinos mais leves com os pistões mais pesados. Desta maneira tivemos que remover menos material dos pistões. O próximo passo foi colocar a cinta nos pistões para introduzirmos os mesmos no bloco!




Enquanto o Null realizava essa tarefa. Eu ia colocando o Ultra Torque nas roscas e parafusos das biela, e o Prelube nas bronzinas. Um a um, os pistões foram sendo encaixados em seus respectivos cilindros. Viramos o bloco e iniciamos o aperto definitivo das bielas. Então não pensamos duas vezes. Pela primeira, vez giramos o virabrequim para conferirmos o novo deslocamento de 4 polegas em funcionamento. Ver as bielas e o virabrequim trabalhando nessa nova angulação foi muito legal. Mas nada comparado com os pistões. Estes são realmente impressionantes!!! Chega a ser engraçado ver a sombra formando-se ao fundo do cilindro quando os pistões chegam ao ponto morto inferior!!! Então tive a idéia de fazer dois pequenos videos com minha camera para mostra o conjunto em movimento. Na segunda feira levarei a minha filmadora para obter uma filmagem de melhor qualidade, e sem trilha sonora ao fundo...

7 comentários:

  1. Grande Cajú!

    Que coisa bacana ver a sua empolgação e a sua nostalgia quanto ao projeto do Dart.
    Ver o motor sendo virado na mão como nos vídeos acima realmente é emocionante.
    Abração pra você meu amigo e sucesso.

    Att: Mauricio

    http://showroomimagensdopassado.blogspot.com/

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  2. É isso ae Cajú, parabéns pelo projeto!
    Dá gosto de ir acompanhando o passo a passo da montagem. Mal posso esperar pelos próximos posts.
    Abraço.

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  3. Lindo de ver o sincronismo!

    Ja que fará um novo video, tenta mostrar os 8 cilindros...só por curiosidade
    hehehehe

    Forte Abraço e sempre no aguardo de novidades!

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  4. Valeu Maurício e Felipone!!!

    Vou tentar, mas pelo angulo accredito que não fique legal os 8 juntos.
    Por isso que filmei apenas uma bancada!!!

    Abração a todos...e obrigado pela visita!!!

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  5. Cara, não sou fã de mpb, mas olhando isso aí só ficava martelando na cabeça "que coisa mais linda, mais cheia de graça"...
    A-NI-MAL!

    Louco pelos próximos capítulos!

    Abração!

    Alex "Berkowitz"

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  6. Ótimo Caju!

    está ficando muito interessante, não vejo a hora de começar a ver a montagem do meu PS.

    Com as melhorias que você fez, já é possível estimar a nova potência?

    Abraço.

    Reinaldo
    http://reiv8.blogspot.com

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  7. Alex - Hehehehe... nem acredito que o dia de iniciar a montagem chegou.
    Foram mais de 2 anos adquirindo peças para o motor!!!
    Faz o login no blog, ai o teu nome não fica como anônimo lá em cima!!!
    Abração...

    Reinaldo - É impressionante a atenção aos detalhes que o Null tem!!!
    Pelo software do Minella a estimativa é de 420 hp e 60 kg/f.
    Mas temos que levar em conta que a ignição eletrônica nos permite uma maior variação de ponto e de combustível.
    Quem sabe não ultrapassaremos a barreira dos 450 hp???
    Eu acho que a maior diferença será no torque!!!
    Abração...

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