domingo, 26 de fevereiro de 2012

Montagem do Motor - Parte Final



Após termos conferido a distância entre pistões e válvulas. O Null realizou a montagem definitiva dos cabeçotes, torqueando-os devidamente. Enquanto isso eu montava o timing cover, block-off, bomba d'água, polias, suporte do alternador etc... Posteriormente colocamos as juntas da admissão e deixamos a cola secar até o outro dia. O Null sempre teve o costume de realizar essa tarefa desta maneira. E a inda por cima ele coloca pequenos pesos em cima das juntas de "cortiça", para que a cola tenha uma melhor aderência nas mesmas. Pode parecer exageiro, mas em todos esses anos que ele monta motores, eu nunca vi um vazando óleo!!! Mais a baixo postarei fotos deste procedimento, mas na montagem do cárter. Próximo passo foi a montagem do coletor de admissão. Mas engana-se quem acha que essa tarefo foi apenas "plug and play"!!!




Antes tivemos que dar atenção especial para o encaixe do throtlle body sobre a mesma. Originalmente a admissão vem com muito material extra, sendo necessário a retirado desses excessos. Então lá foi o Null com a sua lima rotativa desbastar os cantos que se sobressaiam. Como poderão ver, os quatro cantos foram marcados com um pincel atômico para facilitar a visualização. Após realizado o desbaste, existia mais uma questão a ser analizada. Havia a hipótese de termos que frezar as laterais da admissão. Como postei anteriormente, tinhamos baixado o bloco em 2,2 mm, o que teóricamante mudaria os ângulos de encaixe da admissão nos cabeçotes. Para nossa surpresa, a admissão encaixou como uma luva!!! Tanto nas faces dos cabeçotes, como na interligação dos dutos. Esses então ficaram milimétricamente perfeitos!!!!




A única coisa que precisamos foi aumentar os furos dos parafusos de fixação. Tarefa realizada pelo Marcelo Pires da MAP Racing, que apartir de um distribuidor velho a platinado, fez um tampão fixador para o drive da bomba de óleo!!! Realizadas essas duas ações, fixamos a admisão. Diga-se de passageme que essa tarefa não foi muito fácil não. Isso por um motivo muito simples, mas que nos fez "trocarmos as orelhas de lugar"!!! Todos os parafusos que ultilizamos até então foram sextavados em aço inox. Mas quem disse que estes encaixariam em dois dos furos??? O ângulo dos cilindros 3 e 6 são muito fechados, a cabeça dos parafusos trancavam, não possibilitando girá-los. Mesmo encurtando os sextavados eles não entravam. Sendo assim, para não ficarmos marcando passo. Colocamos provisóriamente dois parafusos allen. Mais tarde pensaremos em uma solução estéticamente satisfatória para esse probleminha!




Próximo passo, colocamos as juntas do cárter e as encostamos com os respectivos parafusos e arroelas. Antes de desligarmos as luzes e irmos embora, colocamos vários cachimbos ao longo das juntas para o assentamento das mesmas. Repetindo a ação realizada nas de admissão. E dá-lhe pesinhos... No dia seguinte, finalmente encaixamos o cárter e o apertamos em definitivo. O cárter Kevco possue dois bujões, caso queira-se ultilizar uma bomba de óleo externa. Então retiramos o parafuso superior e passamos trava química para que o mesmo não se solte. Agora faltava apenas a colocação dos selos. Para essa finalidade o Null mandou usinar uma ferramenta específica para encaixar dos mesmos. Nem preciso dizer que o Alemão colocou todos os selos "bunitinhos" na mesma posição. O cara é muito caprichoso!!!




Agora nosso propulsor ficará em repouso por algumas semanas. Ainda falta a colocação da vareta e do filtro de óleo. Um alternador que ainda será comprado. Teremos que desenvolver um suporte para a bomba da hidráulica, já que os cabeçotes Edelbrock não permitem a ultilização do original. Fixar as bobinas sobre as tampas de válvulas, assim como os breathers. Adquirir e montar a roda fônica. Resumindo, o que falta agora são apenas os periféricos!!!Acredito que ontem, realizamos um grande feito. Nem acredito que chegamos até aqui, e isso deve ser celebrado!!! Lembro-me como se fosse hoje. No dia 23 de dezembro de 2009 eu estava na casa do Marco Müller. Onde entreguei o meu 13º salário para encomendar a primeira peça de todo o meu projeto. De lá para cá passaram-se longos 794 dias até a realização parcial de meu sonho. Foi um caminho difícil, ainda mais quando tem-se um orçamento limitado. Aqui está a prova de que com foco é possível alcançarmos nossos objetivos! A todos que até este momento acompanharam-me, ajudaram-me e apoiaram-me ao longo desta jornada o meu MUITO OBRIGADO!!! Ainda temos bastante trabalho pela frente, mas já estamos enchergando a linha de chegada...

34 comentários:

  1. Parabéns, Caju,show o motor!!! Para que direção hidráulica com um motor desses? pöe uma mecanica, e seja feliz!

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  2. Hehehe... a minha Esposa também vai dirigir!
    E eu também preciso, pois até no Clio tive que colocar hidráulica!!!
    Tendinite no ombro esquerdo!!!

    Abração...

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  3. Olá Caju, parabéns pelo belo trabalho! Gostaria de saber mais sobre a sua TBI. Abraço!

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    1. Me envia um email para caju.gi@gmail.com
      Será um prazer ajudar!!!

      Abração...

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  4. Muito bom Caju... coisa linda essas fotos, quero ver esse V8 roncando o quanto antes! Abraço, JAmes

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    1. Vontade de subri a Garibaldi dia 10 é que não me falta!!!
      Quem sabe no Grande Encontro no Inverno???
      Seria uma honra!!!

      Abração...

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  5. Parabéns, Caju. Confesso que estou um pouco curioso para ver seu projeto finalizado.

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    1. Nem me fala Leroy!!!
      Agora estou a remover a lataria!!! hehehe...

      Abração...

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  6. Tá ficando um belíssimo projeto! Parabéns!
    Mas que mal lhe pergunte... tem uma estimativa do custo?
    Pretende acertar ele num dinamômetro de bancada?
    Abraço!

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    1. Obrigado pelo elogio!
      Me envie um email que conversaremos sobre o custo da brincadeira!
      caju.gi@gmail.com

      Provavelmente acertaremos ele na bancada sim!!!

      Abração...

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  7. Sensacional.
    Belíssimo trabalho, belíssimo motor.

    A gente é que agradece por mais um post recheado de coisas "podres" para "perturbar" nossas mentes.. hahahahha...

    Forte abraço e faça como o velho e nobre Johnny: "Keep Walking"..

    Abs,

    Evandro

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    1. Kakaka... Sensacionais as tuas colocações!!!

      Muito obrigado e um abração!!!

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    2. Caju..

      Hoje, quando estou com meu Hot em encontros ou simplesmente passeando, muita gente vem e diz: "poxa, isso é coisa de quem tem dinheiro sobrando", "isso é coisa de gente rica" ou "isso deve ter custado caro"...
      E sabemos que nada é de graça. Tudo custa, e muitas coisas custam muito. Ainda mais aqui para nós.

      O que sempre digo é que com determinação, planejamento e perseverança, tudo (ou quase tudo) sai do papel.

      Há 6 meses sequer imaginava começar um 2o projeto.
      Hoje estou com um Mustang 69 na funilaria e pintura. Ou seja, mais uma imundice na mão e muitas ideias podres na cabeça.. hahahhaha

      Abraços e siga firme!

      Evandro
      http://mustangcoupe.blogspot.com

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    3. Hehehehe... Já me falaram isso também:
      "Tem que gostar de gastar dinheiro"!!!

      Dá vontade de responder, trabalha a vida inteira e não gasta nada.
      Ai tu deixa para os outros realizarem os seus sonhos.

      Conferi as fotos do teu Fordinho, é de muito bom gosto!!!
      Parabéns... Em breve quero ver as fotos do Mustang!!!

      Abração...

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    4. Bacana, Caju..
      Em breve vou postar alguns updates..
      Estou organizando algumas coisas, correndo com outras.. Imprevistos, aos montes. Tempo, de menos..
      Mai vãmo que vãmo.
      Abs,
      Evandro

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  8. Bicho, simplesmente PHODA!!

    Parabéns!

    Alex "Berkowitz"

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  9. Dá gosto de olhar as fotos!! Ficou muito bonito!

    Uma curiosidade... A polia que vai parafusada no dumper com duas vias é a original ou de alumínio?

    Estava colocando no meu carro uma de três vias, mas preciso só de duas delas e achei a polia pesada pra burro! Pensei em levar para tornear e tirar uma das vias, mas esse negócio de balanceamento me deixou receoso em fazer.

    Abração e parabéns por já ter o motor praticamente montado!

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    1. Tinha visto uma de alumínio para vender, mas achei o preço bem salgado!

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    2. Valeu Tuco!!!

      A polia é em alumínio!!!
      4 Kg mais leve que a de ferro fundido!!!

      Abração...

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  10. Obrigado pelas dicas e bela aula de montagem que vc e o Null nos passaram, e continue nos informando sobre o progresso de restauro do Dart.
    Abraços.

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    1. Pode deixar Márcio!!!

      Quando tiver novidades sobre as polias, as tampas de válvulas, as bobinas etc... postarei tudo!!!

      Abração....

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  11. Cajú,

    Qual tipo coxim vai utilizar?

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    1. Provavelmente uns de borracha reforçados que vi na Summit!!!
      Mas são caros para burro!!! hehehe...

      Abração...

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    2. Vou ultilizar uns de borracha e aço que tem na Summit!!!
      Mas são caros pra cacete!!! hehehe...

      Abração...

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    3. Cajú,
      Dá uma olhada nestes aqui...
      http://www.suspension.com/moparmtrmts.html

      São caros, mas parecem muito bons.

      Vi outros para Dodge Viper que seguem a mesma furação dos nossos, ficando um pouco mais altos o que seria bom para os dimensionados, mas custam três vezes mais que este, só que a qualidade parece impressionante e aguentam o V10.

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  12. Valeu Dr. Jacson!!!

    Abração...e até dia 10 em Garibaldi!!!

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  13. Caju, foco e dedicação nos fazem realizar muitas coisas. Eu sendo amante de Dodge me dá muito orgulho ver o nivel do carro que teremos aqui no Sul para apreciar. Mantenha o foco e tenho certeza que será um projeto vitorioso e capa de revista!

    Sucesso e meus parabéns.

    Rodrigo Pulita

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  14. Muito obrigado pelas palavras Rodrigo!
    Churrascão hoje a noite lá no Fábio Jonas?

    Até mais tarde!!!

    Abração...

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  15. Graaaaaaaaaaaaaaaaaande CAJU!

    O cajuíno mal pode esperar por seu coração novo ein??
    E a gente, mal pode esperar para vê-los na pista. Vai ser um show!!

    Amigo, vocês todos do projeto estão de parabéns. É como tu escreveste, com FOCO, com perceverança e, dedicando o sempre restrito orçamento da forma correta que as coisas acontecem.

    Parabéns!!

    Blog do GARBOSO

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    1. Bom dia Dr. Juca & Garboso!!!

      Muito obrigado por sua ajuda ao longo do meu projeto.
      Acha que esqueci das tuas aulas sobre taxa de compressão? hehehe...

      Grande abraço Meus Amigos!!!

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  16. Caju que motor é este? muito bom!!! Parabéns! Não sei se já resolveu, mas para o parafuso usa torx externo ou o da própria edelbrock e para a hidráulica usa uma bomba de S10/monza/kadete ela é pequena já vem com reservatório, tem que mandar a polia e o suporte as mangueiras com a geometria ajustada para o carro, fiz isto no meu. Abraço

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  17. Valeu as dicas Paulo!!!
    Pesquisarei sobre esses parafusos da Edelbrock, não tinha pensado nisso!!!
    Sobre a bomba usarei a original mesmo, só farei um suporte!!!

    Abração...e muito obrigado!!!

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