sábado, 11 de fevereiro de 2012

Montagem do Motor - Parte III



Segunda feira iniciamos os trabalhos na parte superior do motor. Logo pela manhã levei nosso comando de válvulas para fazer dois "grooves" na tornearia. Aproveitei e mandei fazer uma ferramenta que o Null desenvolveu para a colocação da bucha de bronze do eixo da bomba de óleo. Alguns devem se perguntar: "porque fazer rasgos em um comando original?" Uma das primeiras coisas que fiz quando decidimos fazer o stroker. Foi comprar o livro "How To Build Big-Inch Mopar Small Blocks". Foi justamente lá que aprendemos a fazer esse retralho no comando. Devido a este processo a parte superior do motor receberá uma melhor lubrificação! Pois assim os balanceiros e tuchos receberão um suprimento continuo de óleo ao invés de apenas "pulsos"!!! Acho isso muito interessante, já que nossos tuchos são hidráulicos!!!




A noite, o primeiro trabalho a ser feito foi a colocação dos tampões do bloco. Em seguida o Null fixou a bucha de bronze e começamos a "schmiriar" o comando. Essa expressão foi inventada pelo próprio, que é de origem alemã. Aqui no Sul temos a famosa "schmier" mais conhecida no resto do pais como geléia! hehehe... Isso nada mais é que lambuzar o comando de válvulas com aquele óleo específico para assentamento. Após realizada a tarefa, introduzimos o comando de válvulas Lunati 284/292 no bloco e fixamos o esticador de corrente Mopar Performance. Em seguida montamos a corrente e as engrenagens da Competiotion Cams. Decidimos ultilizar o comando zerado, mesmo tendo a opção de adiantarmos ou atrasarmos 4º. Confesso a vocês que esse momento eu acabei esquecendo de registrar, uma pena!




Próximo passo foi a fixação dos prisioneiros de cabeçotes ARP, a colocação das juntas Fell-Pro 1008, dos tuchos Lunati, dos cabeçotes Edelbrock e colocamos as flautas com os balanceiros Crane Gold para medir o tamanho das varetas da Competition Cams. Então aconteceu o que já esperavamos. Tinhamos que encurtar as varetas. Ao analizar esta pré-montagem, decidimos encurtar duas varetas em 6mm. Então voltariamos a testá-las, e caso fosse necessário, diminuiríamos ainda mais. Na terça feira pela manhã larguei-as aos cuidados do Marcelo Pires da MAP Racing para a realização dessa tarefa. Tomamos a decisão certa. Com a diminuição dos 6mm, as mesmas ficaram sob medida. Comuniquei ao Marcelo para encurtar as outras na mesma medida. A tarde busquei-as juntamente com o meu "distribuidor cortado". Mais tarde verão o porque disso! A noite montamos as varetas e tudo certo!!!




No dia seguinte teríamos que fazer o teste mais importante. Colocariamos dois tuchos mecânicos e girariamos o motor. Isso confirmaria se as válvulas bateriam nos pistões ou não. Em nossa projeção isso não aconteceria. Mas tenho que lembrar que baixamos o bloco em 2,2mm para adquirirmos mais taxa. E convenhamos, um projeto que envolve tanto dinheiro, energia e emoção, não merece ficar ao encargo do "nós achamos" não é mesmo??? Então lá fui eu atrás de um pouco de massa de calafetar. Mas onde encontar isso as 21:30 já que eu tinha esquecido de comprá-lá durande o dia??? Então tive a idéia de ir ao um hipermercado. Na ausência da massa de calafetar, me dirigi ao setor de material escolar e comprei massinha de modelar, colorida ainda por cima!!! hehehe...




Dei algumas giradas no virabrequim. E com muita atenção, analizamos o sobe e desce das molas de válvulas. Em um primeiro momento ficamos impressionados com a visão que tivemos. Pois os elos das mesmas ficam muito próximos. Olhamos de um outro angulo e também conferimos as internas. Tudo certo, o risco de ocorrer o "Coil Bind" tinha sido eliminado!!! Retiramos o cabeçote para conferirmos as marcas na massinha! Segundo informações obtidas na literatura mecânica, o ideal seria uma distância mínima entre válvula/pistão de 1,5mm à 2mm. O número mágico que obtivemos foi de 4,4 mm, uma distância mais do que segura!!! Colocamos de volta os dois tuchos hidráulicos e montamos todas as varetas. Pela primeira vez vimos o motor em total funcionamento com "um cavalo"!!! Peguei uma chave estrela e girei varias vezes o virabrequim! Nunca esquecerei da frase que o Null disse: "Cara... olha só como esse motor bufa!!!" Realmente é impressionante o ar que sai de dentro de cada cilindro. São nada mais e nada menos do que 823 cilindradas saindo por cada furo de vela...

18 comentários:

  1. Muito bom Caju!! Logo logo o danado fala grosso!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Pô Glauber, que honra um comentário seu por aqui!
    Ganhei o fim de semana!!! hehehe...

    E como anda o teu projeto?

    Abração e boa semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso Caju, desse jeito eu vou me 'sentir' muito!! rsrsrs..

      Meu projeto está paralisado, e acho que vou ter que passar ele pra frente, pelo menos por enquanto!! Ainda não sei bem o que vou fazer!! Só o tempo dirá!! A vontade é de seguir em frente, mas surgiram outras prioridades que estão me forçando a vender tudo!! Vamos ver!!

      Abração!

      Excluir
  3. Cajú, Muito legal acompanhar o andamento!! Imagino a ansiedade!

    Terias fotos dessa ferramenta de instalar a bucha do eixo intermediário?

    Tuco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Tuco... hoje bato uma foto e ti envio!
      É uma ferramenta bem simples de se fazer.
      Iremos fazer uma também para bater os selos!!!

      Abração...

      Excluir
  4. Vai que vai...
    mais um tanto e tãmo ouvindo essa coisa gritar gotozo...
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusive eu cogito a opção de colocarmos o motr na banca para fazê-lo roncar.
      Não vejo a hora do guri respirar péla 1º vez!!!

      Abração...

      Excluir
  5. Bah, tá indo rápido pra caramba!!!
    Cajú, dúvidas de "só vi motor aberto uma vez na vida": com esses grooves nas pistas do comando, não diminui a pressão no sistema?
    Dei uma lida na foto do artigo q tu colocou, mas não tem o trecho todo lá...
    Eu tenho o "How To Rebuild Small Block Mopars", e nele não cita nada disso. Se bem que, se bem me lembro, não cita nem a alteração na capa da bomba de óleo...

    Ah, e "schmia" é na verdade "schmier", e "schmieren" realmente é um verbo, e o mais literal que daria pra traduzir é "lambuzar"!!!
    kkkk
    Quase caí sentado quando a Denise me explicou esse treco...eu achava que isso era coisa de "colono" aqui do sul (minha vó SEMPRE falou isso)...

    E mediram a taxa de compressão estática final?


    Abração!
    Alex "Berkowitz"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kakaka... O Null é uma figuraça!!!
      Vou retificar o meu erro em tua homenagem!!!
      Pois agora que tenho a informaçõa correta de fonte segura!!!
      O tal do chimiriar e o verbo alemão aportuguêsado!!!

      Inclusive já era para estar pronto.
      Mas estamos fazendo com toda a calma do mundo.
      O Dart está apenas sendo removido!

      A pressão de óleo não cai pelo fato do groove ser muito suave!

      Abração...

      Excluir
  6. Grande Caju,

    estou acompanhando tudo com muita atenção. Que trabalho legal! Fico com uma baita vontade de fazer um stroker, mas no R/T 72 não dá.

    Só não entendi a história dos 823cc por furo de vela; isso significa que o motor vai deslocar agora 6.584cm3?

    Abração.

    Reinaldo
    http://reiv8.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Quem sabe no futuro o 78 não receba um desses??? hehehe...
    Como andam as coisas no 72?

    Isso ai... é praticamente um 6.6 litros!!!

    Abração...

    ResponderExcluir
  8. Tá d+ Caju, continue atualizando o projeto para nós!!! Mais capricho que esse é impossível!!!

    Pena eu não ter conseguido fazer um trampo desse no meu Dodginho...

    Abraços.

    http://dodgefever.blogspot.com/
    http://dodgefever.forumeiros.com/

    ResponderExcluir
  9. Essa montagem parece aquela que se ve no discovery feita pelos engenheiros da AMG, quando terminar é so colocar uma plaquinha com a assinatura do responsável pela montagem.

    Abraços.

    http://outlawgarage.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Marcos - Valeu pelo elogio!

    Márcio - Legal essa tua idéia, vou fazer a plaquinha sim!!!

    Abração a todos e obrigado pela visita!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom este trabalho no motor v8.goste muito!

      Excluir
  11. Parabéns pelo seu trabalho.Gosto muito de mecÂnica , não é de atoa que trabalho no ramo!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Caju, estou acompanhando o blog e o seu projeto parabens, bom estou comprando umas peças para o meu 318 e gostaria de saber se alguem ja usou este comando 284\292 Lunati que vc esta usando, e como ficou, bom vou usar um quadrijet 600 cfm, coletor torker e este comando, sera que para rua fica bom. Abraço

    ResponderExcluir
  13. "823 cilindradas saindo por cada furo de vela..." , centímetros cúbicos por favor, cilindrada não existe

    ResponderExcluir

Newer Posts Older Posts