terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Montagem do Motor - Parte I



A grande maioria inicia seus projetos e tarefas em uma segunda feira. Mas existe dia mais tranquilo que o domingo? Sendo assim, com a maior tranquilidade do mundo, me encaminhei para a Veloparts. Lá o Null me aguardava para finalmente darmos início a essa tarefa tão esperada, a montagem de nosso motor. Vagarosamente fui tirando as bronzinas das caixinhas enquanto o Null limpava mais uma vez os mancais do bloco e conferia todo o resto. Lembram daquelas escovinhas que ultilizamos para limpar as galerias de óleo? Pois é... elas entraram em ação novamente. E por incrível que pareça, foram ultilizadas em uma peça novinha, o virabrequim Scat!!! Quando vi o Null introduzindo aquela escovinha eu falei: "Não vai dizer que esse troço sair sujo lá no outro lado"!!! Caramba... dito e feito. Saiu muita fuligem de dentro dos dutos. Mais uma vez ponto para o Null!!! Pena que na hora eu fiquei impressionado e não bati uma foto para postar aqui. Após tudo estar mais do que limpo, chega a hora de iniciarmos os trabalhos!




Colocamos com a mão os prisioneiros de mancais ARP, ultilizando trava química. Nessa hora ficou evidente a grande diferença que faz limpar as roscas com um macho!!! Próximo passo foi colocar as bronzinas nos mancais, devidamente alinhados! Nelas ultilizamos um aditivo prelube, o Sealed Power 55-403. Na sequência encaixamos metade do retentor bi-partido e o virabrequim. Antes de rosquearmos cada porca, as mesmas foram lubrificadas com um aditivo ultra torque, o ARP 100-9908. Colocamos a metade restante do retentor bi-partidono no 5º mancal, e começamos a fixá-los, deixando este por último. As coisas aconteciam dentro da normalidade, até aparecer o primeiro imprevisto! Mas segundo o Null, o mesmo já era esperado por ele. Um dos prisioneiros que fixa o 5º mancal, teve que ser cortado. Pois o excedente bate na parte de cima da bomba de óleo. Sendo assim o Null cortou-o milimétricamente. Mesmo assim tivemos que dar uma pequena desbastada na carcaça da bomba, coisa de 1,5 mm.




O próximo passo foi analizar o pescador Kevco para ver se ele encaixaria perfeitamente. A resposta foi negativa!!! Este pescador tem um pequeno suporte que vai fixado no mancal 3. Isso quando ultilizado os prisioneiros ARP para windage tray, que são mais longos. Mas ao analizarmos o mesmo, vimos que o tal suporte ficava deslocado, fazendo um batente em cima do prisioneiro. Então liguei para nosso amigo e Engenheiro Gustavo Minella. A resposta que foi nos dada foi exatamente a mesma idéia que nos veio a cabeça. Aquecer o tubo com um maçarico e acentuar uma pouco a curvatura do tubo. Coisa de uns 4mm. Impressionante o quão duro é este pescador. Tivemos que aquecê-lo durando um bom tempo. E confesso que tive que fazer uma força considerável para que o danadinho cedesse os tais 4 mm. Realizada a tarefa, encaixamos novamente a bomba de óleo e o pescador. Agora sim, perfeito!!! Ao olhar o relógio percebi que já era tarde, então decidimos deixar a colocação das bielas e pistões para um outro dia...

9 comentários:

  1. Ahhh que maravilha de Domingo em Caju! O Cajuíno mal tem palavras por saber o coração forte que estão preparando.
    Mas e que beleza de cenário e equipe na montagem do motor ein? Confesso que me deu vontade de desmontar meu 318 e fazer novamente.
    Parabéns pelo trabalho de PRO e, já já ele urra.
    GARBOSOS abraços!
    Julio

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  2. Estou de olho! Lindo trabalho, eu sinto que há uma ligação muito forte entre homem x máquina. Não basta apenas jogar as peças e montá-las, precisa de calma, sentimento e capricho!
    Parabéns.
    César Bueno.

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  3. Impressionante a organização, limpeza e capricho empregados na montagem deste motor, e pelo que vejo este esmero será aplicado tambem ao restante do dart, continuarei acompanhando esta saga.

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  4. Juca - Tu tá de brincadeira né!!! Desmonatr tudo de novo só por prazer!!! kakaka...

    César - Valeu pelas palavras César!!!

    Cléber - Obrigado pelos cumprimentos!

    Márcio - Obrigado pelos elogios, é tão difícil realizar tudo isso.
    O mínimo que temos que fazer é dar atenção máxima em todos os detalhes!!!

    Abração a todos...

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  5. Bah Caju, ô inveja danada (da boa!!) que bateu aqui cara!!!
    É tão bacana ver os carros dos amigos progredindo, é uma das poucas coisas que dá ânimo de continuar a saga depois de tanto tempo encalhado!

    Abração e que corra tudo bem nas próximas etapas cara!

    Alex "Berkowitz"

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  6. Calma Alex!!!
    O importante é não perder o foco!!!
    Comentei com um amigoa na sexta feira, que ainda lembro do início.
    Quando começei apenas a cromar, pintar e zincar as pequenas peças!!!
    Hoje tenho, TTI, Weld, Cebeçotes Edelbrock, o carro já na pintura e o motor sendo montado!!!
    O importante é não desistir nunca!!!

    Abração...e boa sorte

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  7. CARRO NA PINTURA?!?!?!!??!?!???!?!?

    Vai pra rua antes do meu po**a!!!!

    kkkkkk
    Parabéns CAju, foco e competência só poderia dar nisso meu velho!

    Abração!

    Alex "Berkowitz"

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  8. Vim da pintura agora a pouco.
    Iniciarão as "obras" apenas no dia 6 de fevereiro!
    E obrigado pelo elogio!

    Abração...

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