Desde o dia 20 de outubro nosso Dart encontra-se na oficina do Ivan. Desde então, quando surge alguma folga, ele vai removendo peça por peça. A primeira delas foi a tampa do porta malas. É incrível o que pode encontrar-se sob a tinta de um carro. Por esse motivo, não há nada melhor que fazer a remoção de todo e qualquer material até chegarmos na lata! Após a tampa do porta malas removida, o Ivan ligou-me para conferir o trabalho dele. Nesse momento fiquei ainda mais seguro que tinhamos escolhido "o cara" certo!!! A impressão que tive é que a tampa tinha sido mergulhada em um enorme galão com alguma solução química milagrosa. Pois a mesma estava completamente limpa e com uma coloração meio esverdeada devido ao primer. Ali eu começava a visualizar o que apenas conhecia por fotos! Um verdadeiro trabalho de restauração!
Nesta primeira peça encontramos uma inesperada surpresa. A presença de fibra de vidro em um reparo longitudinal no lado do motorista, como podem observar na foto acima. Outros pequenos pontos de oxidação apareceram na parte traseira da tampa, mas nada fora do comum. Durante as semanas seguintes o Ivan deu atenção aos paralamas. Esses eu pude ver na lata crua!!! Pois ele ainda não tinha aplicado o primer. Quando vi os paralamas removidos, lembrei imediatamente do De Lorean do McFly! hehehe... Lembram que aquele carro é em inox escovado? Mas voltando ao assunto, os paralamas estão em uma situação muito parecida com a da tampa do porta malas. Ambas as peças não possuem nenhuma avaria grave em sua estrutura. Mas encontramos desta vez dois remendo soldados toscamente na parte inferior dos mesmos! Nada que uma pequena "cirurgia ambulatorial" não resolva!
A quarta peça a ser removida foi o capo de R/T que comprei do seu Danilo Thumé, pai do Null. Durante dois anos fiquei namorando ele, pois estava guardado lá na oficina. Como eu gosto muito do modelo GTS 68, resolvi trocar o capô original. Esta peça sim não apresentou nenhuma surpresa desagradável! Muito pelo contrário, encontrava-se muito integra, com apenas um pequeno amassado na parte dianteira. Na parte frontal, percebe-se o alinhamento perfeito. Comprovando que este nunca tomou nenhuma pancada! Suas respectivas flautas foram encaminhadas para o "Mestre Restaurador Fábio Jonas". Que teve apenas o trabalho de polí-las e re-pintá-las. As mesmas ainda estavam com o cromo original em muito bom estado, diga-se de passagem. É impressionante a textura que o Fábio consegue impor na cor Argenta!!! Agora estou com uma dúvida cruel. Uso as originais que possuem essa textura maravilhosa, ou uso as importadas zero, que são apenas cromadas?
Para finalizarmos a primeira etapa, restavam apenas as portas. Igualmente como todo o restante, ambas pareciam muito integras. Enquanto a porta do motorista comprovou-se ótima. A do carona apresentou mais uma surpresa. Esta de origem biológica digamos assim! Lembram que na postagem "O Resgate" eu escrevi que esse Dodge ficou parado uns 7 anos? Pois é... existe lugar melhor para uma família de roedores instalar-se e procriar??? Quando o Ivan mostrou-me a parte inferior da porta, fiquei impressionado e começei a rir. Os ratos tinham feito um ninho, e seus dejetos agrediram sem dó a lata. A mesma está muito corroída, parece um queijo!!! Um trabalinho a mais para o Daniel realizar, pois ele também fechará os quadrados que foram abertos para a instalação de autofalantes. Interessante que o antigo proprietário retirou-os e colocou forros de porta originais em perfeito estado!!!
Eu nem acredito que o nosso Dart já está sendo removido. E mais difícil ainda é acreditar que encontrei dois profissionais sérios e capacitados para a realização desta tarefa que todos têmem. Até o momento não tive nenhum problema com o Ivan e o Daniel. E pelo pouco que já convivemos, acredito que nossa relação será cada vez mais solidificada. Pois são homens sérios que jogam limpo e honram suas palavras. Coisa muito rara, principalmente tratando-se de restauração. Faço votos que após o termino de nosso Dart, eles possam encarar novos projetos de colegas, que a tempos procuram gente capacitada para confiar seus Dodges! Uma dupla como essa não se acha todo o dia!!!
domingo, 4 de março de 2012
Iniciando o que todos têmem!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cajú, essa parte é foda. Mas o seu carro é muito bem estruturado e não apresentou surpresas. O segredo agora é o cara saber deixar o carro liso. O irmão do seu tá quase finalizado para montar. Na boa, montar é complicado tb. abraços cara! Parabéns, será um dos Darts mais lindos do Brasil!
ResponderExcluirQuem sabe no próximo Mopara unimos os irmãos???hehehe...
ExcluirO tempo é muito curto, mas quem sabe???
Valeu o incentivo Vital!!!
Provavelmente eu usarei sim, mas não as do 340!
Abração...
Ah, se o carro vai ser estilo USA, usaria as flautas importadas. abcs
ResponderExcluirGrande Cajú!
ResponderExcluirAgora o projeto do seu Dart está na parte que eu mais gosto. A chapeação e pintura, acabamentos etc e tal.
Realmente é muito bom saber que o Dart está nas mãos de pessoas sérias e que se comprometem com o resultado final.
Abraço.
Mauricio.
É verdade Maurício!!!
ExcluirComo é difícil achar gente séria e capacitada!!!
Abração...
Cajú meu velho,
ResponderExcluirlegal ver que a estrutura do carro está boa. As partes em lata são todas bem recuperáveis, pouco mexidas, nenhum motivo para preocupação. Lembre-se do meu R/T 72, cuja lata externa foi toda para o lixo, graças a quilos de remendos toscos e outros tantos de massa plástica.
Vou acompanhar com muita atenção, assim podemos tirar algumas lições.
Também tenho algumas coisas para o Fábio Jonas, estou fechando os pacotes para enviar para ele.
Grande abraço.
Reinaldo
http://reiv8.blogspot.com
Sucesso na restauração Caju!!!
ResponderExcluirGrande Reinaldo!!!
ResponderExcluirQuando ele estiver pronto quero lhe enviar uma linda foto com os vidros verdes!
Se não fosse o amigo eu não teria o meu parabrisa!!!
Parabéns pelo excelente trabalho que está sendo realizado no seu 72!
Abração...e boa semana!!!
Caju, tenho visto o carinho com que esta restaurando este carro, e certamente ficara maravilhoso, como diz o bom mineiro, divagarinho agente chega lá.............
ResponderExcluirAbraços do amigo dodgemobilista mineiro Rogerio Astur
Manda ver, Caju! Faça esta parte bem feita e parte pra cima.
ResponderExcluirBoa noite Caju!
ResponderExcluirParabéns! Seu motor ficou muito bonito! Realmente sem palavras para descrever seu cuidado e atenção!
Estou ancioso para ouvir o ronco dele, acho que quase tanto quanto você
Abraço
Caju, fico superfeliz que tudo esteja dando certo contigo. Manda ver na restauração e em breve teremos mais um dodge72 rodando por Novo Hamburgo
ResponderExcluirola tudo bem , meu nome é miler e vou começar a restaurar um dart swinger 1973 um carro meio que raro no brasil.
ResponderExcluirqueria umas dicas se possivel.
ex por onde eu começo.
preparo a mecanica e depois o carro ou o carro primeiro.
queria saber tmb vi estas portas suas tmb oq foi passado nelas para ficarem só a lata como nova ''cromadas''
obrigado desde já
add ai tmb djmilepp@msn.com
Me envie um email para que possamos trocar umas idéias!
Excluircaju.gi@gmail.com
Abração...
Giovani..
ResponderExcluirEsse tal de Ivan não quer vir passar uns dias de féria em Curitiba não??? kkkkkkkkkkkk
O povo aqui tá com o rei na barriga... sem chance de negociar com esse tipo de gente por aqui.
Abs,
Evandro
Hehehehe... È como a gente diz:
ResponderExcluirPedreiro automotivo é fod...!!!
Os caras cobram muito e tão sempre sem dinheiro.
Fora que nunca entregam o serviço e cumprem o combinado!!!
Abração Evandro!!!