sábado, 11 de setembro de 2010

Balanceando o conjunto!



Até pouco tempo atrás não existia alguém capacitado para fazer o balanceamento de motores V8. O pessoal muitas vezes importava peças de ótima qualidade e as montava sem a oportunidade de balanceá-las. Lembro-me que a mais de uma década, um amigo trouxe um conjunto todo balanceado pela empresa americana P.A.W. (a melhor no segmento até então). O mesmo era composto por embreagem, volante, virabrequim, damper, bielas, pistões e anéis. Nem preciso dizer que isso gerou um grande custo, pois além do valor do serviço prestado, ele acabou pagando toda a carga tributária sobre as mesmas.



Graças a iniciativa dos amigos Leandro Thumé (Null) e Alexandre Kroeff (AK) hoje essa realidade é diferente. Hoje temos a oportunidade de montarmos um motor todo balanceado. O que gera varios benefícios que entre eles estão : maior vida útil do motor, maior vida útil da transmissão, menor risco de quebra, menor desgaste nas bronzinas, aumento na rotação do motor, maior aceleração gerando mais potência, maior economia de combustível, maior conforto e suavidade de funcionamento. Lembrando que em um motor balanceado praticamente não existe vibração!



Cada motor possue suas peculiaridades, sendo assim temos que definir o método de balanceamento a ser desenvolvido para cada modelo. Para ficar mais fácil sito os dois maiores icones brasileiros e seus respectivos métodos. Balanceamento Interno: motores com todo o seu peso adicionado no virabrequim, possuem polia damper e volante sem contra-pesos (Dodge 318). Balanceamento Externo: motores onde existem contra-pesos fixados em sua polia dumper e volante (Ford 302).




Este trabalho é muito interesante e minuncioso. Já tive a oportunidade de acompanhar parte deste processo, onde meu Grande Amigo Null pesou todos os componentes que vão ligados ao virabrequim: pistões, pinos de pistão, travas de pino, bielas, anéis, bronzinas, damper, volante e prensa da embreagem. As bielas requerem atenção redobrada, após sua pesagem é feita uma nova medição nas mesmas para saber sua massa rotacional e sua massa recíproca.


www.youtube.com/watch?v=zli_leFnotI&feature=related

www.akv8.com.br

akv8@uol.com.br

nul302@gmail.com



Lembrando que isso é necessário por causa do ângulo em que nossas bielas trabalham. Então estas são pesadas em ambas extremidades. Após equalizar o peso de todas as peças, o virabrequim e o bloco partem para a retificadora. O primeiro para ser balanceado, e o segundo para fazer o alinhamento de mancais. Coisa indispensável que alguns mecânicos ainda insistem em não o fazer!!!


3 comentários:

  1. Muito obrigado por informar sobre estas peças. Daqui a uns 15 dias meu Dart fica com o motor pronto (estou dando uma melhorada na performance) e vou começar a parte visual restauração. Este link me vai ser bastante útil.

    Inté.

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  2. Coferiu o friso do 72 naquele link que ti enviei?
    Para qualquer duvida que queira tirar sobre obalanceamento entre em contato com o Null!!!

    Abração...

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  3. Vai ficar demais hein Caju!!
    Acompanhando com frequencia aqui, só meio sumido nos comentários.
    As rodas tb vão ficar demais!

    Abraço!

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