terça-feira, 1 de março de 2011

Fluxo de cabeçotes



Seguindo a mesma linha de minhas últimas postagens, esta também será sobre um assunto interessante ligado a preparação. Como não poderia ser diferente, esta área também possue seus equívocos! Muitos falam sobre "arrombar" os dutos do cabeçote para obter mais fluxo. Será fácil assim aumentar o fluxo dos cabeçotes como alguns dizem? É só pegar uma retífica e se "atracar" a retirar material? Diga-se de passagem que eu nunca fui adepto a esta prática. Até porque em cabeçotes de ferro onde houver um erro, não tem como voltar a trás, só resta uma coisa a se fazer, colocar o mesmo no lixo!!!



Não é exageiro dizer que cresci escutando relatos de algumas pessoas que tinham arrombado ainda mais os seus cabeçotes, que agora sim o motor ficaria um canhão etc... Mas eu sempre gostei de conversar com pessoas que possuem muita experiência em suas respectivas áreas, e com relação aos cabeçotes, não seria diferente. O Null sempre defendeu uma teoria, e não seria por acaso que o Mestre Vanderlei Fauth as segue a risca. Quando fui colocar o meu comando Crane Econo-Power 278/290 no meu ex-Dart, isso a uns 10 anos atrás, levei meus cabeçotes para o Vander dar uma melhoradinha nos mesmos. Então fiz a seguintes pergunta a ele, e obtive a seguintes resposta que segue abaixo:


Fotos cedidas por Juca Lodetti www.blogdogarboso.blogspot.com

Vale a pena fazer um grande trabalho nos dutos de admissão e escape?
Não...pelo menos no teu caso. O que vale a pena e equalizar o tamanho dos dutos. Pois os mesmos muitas vezes possuem diferenças de até 10% devido a fundição da fábrica. O que também seria interessante é aumentar as "boquinhas" dos dutos. Neste caso usa-se a junta como molde para fazer os desbastes necessários para que os mesmos não encontrem "barreiras". Pois é impressionante os obstáculos encontrados pelos gases, no caminho entre o coletor de admissão até o cabeçote. Diferentemente do que acontece na saida do cabeçote, onde o duto é bem menor do que a entrada do coletor dimensionado.


Fotos cedidas por Juca Lodetti www.blogdogarboso.blogspot.com

A meses atrás a primeira coisa que fiz ao comprar meus Eddy's foi levá-los para o Mestre dar uma conferida nos mesmos. Coloquei-os na frente dele e o mesmo começou a analizá-los. Após fumar um cigarro inteiro e tomar um copo de café o Mestre Vanderlei solta essa pérola: "Tu tens duas coisas a fazer nestes cabeçotes". Então falei as duas primeiras coisas que vieram em minha mente. Como eu já tinha visto os Eddy's do Minella que foram retrabalhados lá nos USA, disse: "Tenho que melhorar ainda mais os dutos? Usar uns balanceiro 1.6 e trocar as molas?" E para minha surpresa, ele me olha com aquela calma, idêntica a do Mestre Yoda, e dispara: "Caju...a 1º coisa a fazer é colocá-los no motor, e a 2º é ser feliz"!!!


Fotos cedidas por Juca Lodetti www.blogdogarboso.blogspot.com

"Esses dutos dos Eddýs possuem curvas muito superiores as do de ferro fundido. Pois os mesmos foram redesenhados para gerar um fluxo muito maior. Estes dutos possuem praticamente os mesmos cc's e fluxo do que os cabeçotes de ferro fundido terão com um preparo extremo, tanto de dutos como de válvulas!!!
Isso sem levar em conta que provavelmente este trabalho irá custar o mesmo valor que os Eddy's custam. Para necessitar um retrabalho nos Eddýs, tu teria que ter um motor de muita, mas muita potência e que girasse muito alto. Fora que tu perderia muito torque em baixa rotação. Ti aconselharia a fazê-lo apenas se teu carro fosse para a pista. Já que não é teu caso, fica tranquilo". Sendo assim quem sou eu para contrariar o conselho de uma autoridade no assunto??? E por falar em fluxo, confiram essa tabela abaixo onde há um comparativo entre varios modelos de cabeçotes para small block Mopar, originais e retrabalhados.




7 comentários:

  1. Saudações amigo Caju!!
    Mais um excelente post da série LESS is MORE!

    Sem contar nas belas fotos....rsrsrs

    Grande abraço,
    Blog do GARBOSO

    ResponderExcluir
  2. Só ratificando, o endereço correto do Blog do GARBOSO é: blogdogarboso.blogspot.com

    Vamo que vamo!

    ResponderExcluir
  3. Dr. Lodetti o erro já foi retificado, obrigado pelo aviso!!! hehehe...

    20 mil acessos, nada mal para 11 meses!
    A minha Esposa estava mesmo com razão quando me incentivou a escrevê-lo!

    Abração...

    ResponderExcluir
  4. Boa, boa! Logo mais chegam meu coletor já pronto com os bicos e flautas e roda fônica pronta para montar na polia. Se quiser, te mando as fotos! Abração.

    ResponderExcluir
  5. Sem duvida...é sempre bom trocar idéias!!!

    Abração...e bom feriadão!

    ResponderExcluir
  6. Fala Caju!! É o Glauber (V8fury) de SP. Nos conhecemos em Saltinho!! Muito bacana seu Blog e esse Post!! Depois posso com o meu mínimo conhecimento, ajudar a enriquecer mais sobre os "segredos" dos Cabeçotes!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. experiencia, não esperiencia

    ResponderExcluir

Newer Posts Older Posts