segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Meus Dois Volantes!!!



No início do ano tive a oportunidade de adquirir um volante americano que meu amigo Diego Uchoa trouxe dos USA, já que ele tinha comprado duas unidades. Uma estava com o revestimento perfeito e completo, que ficou para equipar o seu R/T 77. O outro encontrava-se sem revestimento algum e sem os acessórios complementares. Este foi o que acabei comprando para o meu Dart! Após uma visita no site da Year One, o Diego teve a idéia de comprou uma capa nova para buzina. Pois esta estava muito barata, apenas $10,50. Sendo assim ele poderia colocar a capa nova no seu volante e me vender a outra. Mas para sua surpresa, veio na fatura de seu cartão de crédito debitado incríveis $105,00!!! Nem preciso dizer que meu amigo acabou "engolindo a chumbada"!!! Pois iria devolver a peça de que maneira??? E não adiantou argumentar e nem espernear!!!



O curioso é que o Diego acabou ficando com a capa original de seu volante, deixando a nova para o meu. Acredito que isso seja para nunca mais lembrar dos tais $105,00!!! hehehe... Após fechar negócio com o Diego. Prontamente fui levar o volante ao Fábio Jonas para ele fazer sua mágica!!! O Fábio mandou fazer uma cromagem, e posteriormente um acabamento escovado. O que ficou muito legal diga-se de passagem! Em um domingo desses quando fui visitar o Fábio, ele me mostra a minha capa da buzina com o simbolo central já no lugar e me diz: "Oh... presentinho pra ti"!!! Mesmo o Diego pagando os exuberantes $105 a capa não vinha com o simbolo central. Bem, agora só faltava eu conseguir o acionamento da buzina, que seria a parte mais complicada. Complicada se meu amigo Null não tivesse uma em casa!!! kakaka... Que barbada!!!



Agora só falta o meu toque final. Revestir o arco do volante com "fita de guidão de Caloi 10"!!! Isso mesmo!!! Tive essa idéia quando o volante do meu Dart 76 começou a rachar! E o que seria apenas um quebra galho, tornou-se permanente. Inclusive com aprovação do Null e do Fábio Jonas!!! hehehe... No Dart Azul ela encontra-se firme e forte a mais de 10 anos. Sendo assim vou repetir a dose. Mas dessa vez eu não farei um revestimento triplo como fiz daquela vez. Usarei apenas uma camada, para dar um visual mais original. Inicialmente eu achava o nosso volante Walrod mais bonito do que o americano, mas depois de vê-lo montadinho, fui obrigado a mudar de idéia!!! Que coisa mais linda estes filetes ao longo dos três raios, são realmente de muito bom gosto!!! O legal mesmo seria ter os dois!!! hehehe...




A ironia é que meu outro volante (que vai a embreagem fixada). Ficou pronto na mesma semana. Trocando uma idéia com o Null, resolvi fazer um volante em aço, ao invés de ultilizar o original em ferro fundido. Pois já ouvi relatos, e também vi com meus próprios olhos o estrago que faz um volante entrando em órbita!!! Fora a tragédia que pode acontecer caso seus pedaços voem para dentro do carro. O motorista e o carona podem ter as canelas cortadas. Sendo assim fui procurar alguém para fazer o meu volante, já que é muito caro importar um devido ao seu peso de 14 Kg. Em um único orçamente preliminar chegamos ao valor de R$ 1.250,00. Enquanto fabricar um aqui mesmo sairia R$ 700,00. Conversa vai, conversa vem, acabei fechando negócio com o Zé da Staudt Motorsports.
www.staudtmotorsport.com.br
zestaudt@gmail.com




Foi uma decisão bem acertada, por mais que o Zé ainda não tenha experiência com motores V8. Ele possue enorme conhecimento na preparação de carros turbo de alta performance. E por conta disso, ele ultilizou no meu volante algumas princípios e idéias ultilizadas nos projetos desses motores que giram acima de 9500 rpm!!! A primeira delas me fez cair o queixo!!! Ele centralizou o disco interno da prensa com o volante, que na minha opinião, eu acreditava que já vinha alinhado de fábrica!!! Inclusive neste sábado o Gustavo Minella viu o serviço realizado no meu volante e fez o seguinte comentário: "Então esse é o motivo que o meu conjunto vibrava tanto na início do balanceamento, que ótima idéia!!! Outro detalhe interessante é que o Zé usinou um pequeno rebaixo no volante (4 mm) para que a prensa ficasse encaixada dento do volante e não apenas em cima do mesmo!!!




Após esse trabalho, teve-se que usinar as pontas da prensa. Onde percebe-se nitidamente que as mesmas ficaram com suas extremidades de tamanhos diferentes!!! Também foi dada a devida importância ao ajuste realizado na parte central do volante. Originalmente existe uma folga superior a 0,3 mm entre a traseira do virabrequim e o centro do volante. Agora essa folga não existe mais, ocasionando um encaixe muito mais preciso!!! Os parafusos de fixação da prensa no volante foram substituidos por outros maiores, assim deixando sua entrada super justa, o que antes também não acontecia. Após todas essas mudanças eu acredito que seja muito mais precisa a montagem do conjunto, assim deixando o balanceamento perfeito como na máquina, sem nenhuma variação!!! Por último, faremos um banho de zinco preto para dar um melhor acabamento e protegê-lo da oxidação. Pois como podem perceber, aquelas digitais impressas no volante são minhas. Isso devido ao meu excesso de ácido úrico, que deve oxidar até vidro!!! hehehe...

3 comentários:

  1. Caju, acompanho o blog a algum tempo, mesmo sem comentar, mas hoje vou ser obrigado a agradecer essa dica da fita de guidão, que ideia boa!! ficou muito bom, muito bonito! Eu não conhecia essa fita mas gostei muito do resultado, vou fazer isso no volante do meu corcel gt. só uma duvida, como vc faz o arremate final, tem alguma dica especial? Do mais, parabéns pelo capricho, o "Dojão" vai ficar bala! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Cada dia me surpreendo mais com seus posts... Pra mim o volante vinha 100% de fábrica.

    Inté!

    ResponderExcluir
  3. Caju, onde consigo um botão completo para o volante do R/T? , Ou pelo menos o Botão . Vc tem o Link da Year One ? obrigado André . alcbatista@gmail.com

    ResponderExcluir

Newer Posts Older Posts