Após longos meses de inércia, nosso Dart 72 finalmente deixa sua morada provisória. A ex-oficina de meu amigo Null. Hoje, oficina do Eduardo Dias, o "cara da suspensão"!!! Foram exatos 938 dias (134 semanas). Estacionado exatamente no mesmo lugar, esperando o dia de partir rumo a oficina de funilaria e pintura! Após uma quinta feira fatídica. Resolvi fazer algo de produtivo no fim desse dia para amenizar um pouco o sofrimento e a tensão da tragédia ocorrida no início da manhã. Onde horas mais tarde, resultou no falecimento de um membro muito querido de nossa família. Deixando marido e uma filhinha de apenas 4 aninhos de idade.
http://regionalaguasdaserra.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3652:hps-confirma-morte-de-segunda-vitima-de-acidente-na-br-116-em-guaiba&catid=42:ras
Mas a vida tem que seguir em frente, e uma tragédia como essa, nos faz relembrar que temos que viver ao máximo! Buscando a realização de nossos sonhos todos os dias!!! Sendo assim no finalzinho da tarde, começamos a carregar o Dart no guincho plataforma. Pois na terça feira já tinhamos fixado o Dodge na rotisserie "grelha", assim apenas aguardando a liberação de espaço na oficina do Ivan. Após estudarmos a melhor maneira de colocá-lo no guincho, começamos a puxar lentamente o "meninão" para cima!!! Mais uma vez a sorte estava ao nosso lado. Pois a rotisserie entrou sob medida na plataforma. Não seria exageiro afirmar que o posicionamento foi milimétrico!!!
Após uma pequena viagem de 4 Km, chegamos ao nosso destino, a casa e oficina do Ivan. Confesso a todos que eu estava um pouco receioso quanto ao transporte do Dart. Pois eu acreditava que ele poderia ficar instável em cima da plataforma. Mas devido a fixação feita pelo motorista do guincho, o Dodge ficou perfeitamente imóvel. Assim tornando o trajeto entre as oficinas um passeio tranqüilo de fim de tarde!!! Mesmo no meio do transito engarrafado e conturbado de minha cidade, devido as obras do trêm.
Mas a última etapa ainda teria que ser realizada. Descer o Dart pelo corredor estreito e bem inclinado da casa do Ivan, até o pequeno galpão de sua oficina! Primeiramente o motorista do guincho demonstrou dominar perfeitamente a sua ferramenta de trabalho. Colocando-o de maneira perfeita na entrada do portão. Deixando o Dart descer lentamente, muito próximo entre a parede o pilar da casa do Ivan. Mas tudo ocorreu de maneira perfeita, como praticamente tudo até aqui! Agora basta o Daniel começar a fazer as modificações nas caixas de rodas, paralamas internos e subframe. Deixando para o Ivan apenas a preparação e pintura.
Dei uma única ordem e dica aos dois: "TRABALHEM INSPIRADOS. NO DIA QUE ESTIVEREM CANSADOS OU DESMOTIVADOS, NEM LEMBREM DO DART". Talvez ai esteja surgindo uma dupla qualificada para restaurar nossos Dodges. Uma vez que o mercado está tão carente de profissionais capacitados. Faço votos que o próximo Dodge seja restaurado na nova casa e oficina do Ivan. Já que a importância que pagarei pelo serviço prestado, servirá para iniciar as obras de suas futuras instalações!!!
sábado, 22 de outubro de 2011
Carroceria Saindo da Inércia!!!
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Meus Dois Volantes!!!
No início do ano tive a oportunidade de adquirir um volante americano que meu amigo Diego Uchoa trouxe dos USA, já que ele tinha comprado duas unidades. Uma estava com o revestimento perfeito e completo, que ficou para equipar o seu R/T 77. O outro encontrava-se sem revestimento algum e sem os acessórios complementares. Este foi o que acabei comprando para o meu Dart! Após uma visita no site da Year One, o Diego teve a idéia de comprou uma capa nova para buzina. Pois esta estava muito barata, apenas $10,50. Sendo assim ele poderia colocar a capa nova no seu volante e me vender a outra. Mas para sua surpresa, veio na fatura de seu cartão de crédito debitado incríveis $105,00!!! Nem preciso dizer que meu amigo acabou "engolindo a chumbada"!!! Pois iria devolver a peça de que maneira??? E não adiantou argumentar e nem espernear!!!
O curioso é que o Diego acabou ficando com a capa original de seu volante, deixando a nova para o meu. Acredito que isso seja para nunca mais lembrar dos tais $105,00!!! hehehe... Após fechar negócio com o Diego. Prontamente fui levar o volante ao Fábio Jonas para ele fazer sua mágica!!! O Fábio mandou fazer uma cromagem, e posteriormente um acabamento escovado. O que ficou muito legal diga-se de passagem! Em um domingo desses quando fui visitar o Fábio, ele me mostra a minha capa da buzina com o simbolo central já no lugar e me diz: "Oh... presentinho pra ti"!!! Mesmo o Diego pagando os exuberantes $105 a capa não vinha com o simbolo central. Bem, agora só faltava eu conseguir o acionamento da buzina, que seria a parte mais complicada. Complicada se meu amigo Null não tivesse uma em casa!!! kakaka... Que barbada!!!
Agora só falta o meu toque final. Revestir o arco do volante com "fita de guidão de Caloi 10"!!! Isso mesmo!!! Tive essa idéia quando o volante do meu Dart 76 começou a rachar! E o que seria apenas um quebra galho, tornou-se permanente. Inclusive com aprovação do Null e do Fábio Jonas!!! hehehe... No Dart Azul ela encontra-se firme e forte a mais de 10 anos. Sendo assim vou repetir a dose. Mas dessa vez eu não farei um revestimento triplo como fiz daquela vez. Usarei apenas uma camada, para dar um visual mais original. Inicialmente eu achava o nosso volante Walrod mais bonito do que o americano, mas depois de vê-lo montadinho, fui obrigado a mudar de idéia!!! Que coisa mais linda estes filetes ao longo dos três raios, são realmente de muito bom gosto!!! O legal mesmo seria ter os dois!!! hehehe...
A ironia é que meu outro volante (que vai a embreagem fixada). Ficou pronto na mesma semana. Trocando uma idéia com o Null, resolvi fazer um volante em aço, ao invés de ultilizar o original em ferro fundido. Pois já ouvi relatos, e também vi com meus próprios olhos o estrago que faz um volante entrando em órbita!!! Fora a tragédia que pode acontecer caso seus pedaços voem para dentro do carro. O motorista e o carona podem ter as canelas cortadas. Sendo assim fui procurar alguém para fazer o meu volante, já que é muito caro importar um devido ao seu peso de 14 Kg. Em um único orçamente preliminar chegamos ao valor de R$ 1.250,00. Enquanto fabricar um aqui mesmo sairia R$ 700,00. Conversa vai, conversa vem, acabei fechando negócio com o Zé da Staudt Motorsports.
www.staudtmotorsport.com.br
zestaudt@gmail.com
Foi uma decisão bem acertada, por mais que o Zé ainda não tenha experiência com motores V8. Ele possue enorme conhecimento na preparação de carros turbo de alta performance. E por conta disso, ele ultilizou no meu volante algumas princípios e idéias ultilizadas nos projetos desses motores que giram acima de 9500 rpm!!! A primeira delas me fez cair o queixo!!! Ele centralizou o disco interno da prensa com o volante, que na minha opinião, eu acreditava que já vinha alinhado de fábrica!!! Inclusive neste sábado o Gustavo Minella viu o serviço realizado no meu volante e fez o seguinte comentário: "Então esse é o motivo que o meu conjunto vibrava tanto na início do balanceamento, que ótima idéia!!! Outro detalhe interessante é que o Zé usinou um pequeno rebaixo no volante (4 mm) para que a prensa ficasse encaixada dento do volante e não apenas em cima do mesmo!!!
Após esse trabalho, teve-se que usinar as pontas da prensa. Onde percebe-se nitidamente que as mesmas ficaram com suas extremidades de tamanhos diferentes!!! Também foi dada a devida importância ao ajuste realizado na parte central do volante. Originalmente existe uma folga superior a 0,3 mm entre a traseira do virabrequim e o centro do volante. Agora essa folga não existe mais, ocasionando um encaixe muito mais preciso!!! Os parafusos de fixação da prensa no volante foram substituidos por outros maiores, assim deixando sua entrada super justa, o que antes também não acontecia. Após todas essas mudanças eu acredito que seja muito mais precisa a montagem do conjunto, assim deixando o balanceamento perfeito como na máquina, sem nenhuma variação!!! Por último, faremos um banho de zinco preto para dar um melhor acabamento e protegê-lo da oxidação. Pois como podem perceber, aquelas digitais impressas no volante são minhas. Isso devido ao meu excesso de ácido úrico, que deve oxidar até vidro!!! hehehe...
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Cachoeirinha Entrando no Mapa Mopar!!!
É com imensa satisfação que comemoro superada a marca dos de 50 mil acessos! Durante alguns dias fiquei pensando sobre o que escreveria??? Pois acredito que não poderia deixar passar em branco essa marca expressiva. Sendo assim, minha postagem comemorativa será sobre um feito que todos nós, apaixonados por automóveis antigos devemos comemorar!!!
Sábado a tarde parti em direção a Cachoeirinha. Pois tinha sido convidado pelo meu amigo Fábio Jonas para um churrasco. Assim teria a oportunidade de conhecer as futuras instalações onde sua oficína de restauração, mais conhecida como "Laboratório Mágico do Alquimista do Rio Gravataí" hehehe... Lá, dividirá o espaço com a oficína mecânica de seu amigo Mário Bessa. Já aproveitando essa visita, eu traria para casa o meu parabrisa verde. Já que o Fábio adquiriu um novo, 0Km para seu Dart 72!!!
Não posso deixar de agradecer pela ajuda prestada por nosso amigo Reinaldo Silveira (www.reiv8.blogspot.com). Pois sem a sua ajuda, não conseguiriamos uma caixa específica para o transporte do parabrisa! Após realizar esse feito, levou o mesmo para sua casa. Onde posteriormente nosso amigo Alberto Müller (www.poaparts.com.br). Outro que merece nossos agradecimentos, fez a gentileza de realizar a logística de SP para o RS!!! Pois o Alberto foi rodando para o Mopar Nationals com sua pick up V8 Turbo Diesel! Toda vez que eu receber um elogio pelos vidros verdes, lembrarei dos amigos que tornaram isso possível!!!
O Fábio até então trabalhava em sua casa. Mas devido ao grande aumento na demanda de seu serviço, nem preciso dizer que sua oficina estava se tornando cada vez menor. Confesso a vocês que sempre fiquei na torcida, para que um dia ele pudesse ter novas instalações, mais amplas. Onde assim, poderia trabalhar com mais tranqüilidade e desenvoltura, explorando todo o seu potencial. Mas nem em meu melhor pensamento, imaginaria meu amigo instalado em uma prédio de 600m²!!!
O que também me impressionou foi o mutirão que encontrei trabalhando na reforma do prédio. Além da família do Mário Bessa, alguns amigos pegaram pesado no trabalho de limpeza e pintura! Como diz o velho ditado: "Quem tem amigos nunca está sozinho"!!! O Fábio e o Mário tiveram uma ótima idéia. Já que o prédio possue essas dimensões tão generosas. Terão a disposição para locação 10 boxes. Onde os carros de clientes ficarão estacionados sob uma capa protetora e suspensos por cavaletes. Ao longo da semana, todos os carros serão ligados. Assim desta maneira, quando o proprietário desejar rodas com o seu automóvel, o mesmo estará em ótima forma!
Faço votos que essa parceria com o Mário Bessa seja duradoura, e que renda inúmeros frutos para ambos! Ficarei na torcida para que em breve as 10 vagas estejam locadas! Como puderam conferir nas fotos acima, alguns R/Ts e um Fury 75 já estão devimente posicionados em seus respectivos boxes. Sendo assim sobraram apenas 6 vagas! Acredito que na próxima vez que visitar a oficina. Essa moderna caixa registradora do Mário, esteja em pleno funcionamento!!! hehehe...