sábado, 23 de julho de 2011

Duvidas Finais...



Está chegando a hora daquele momento tão esperado, o da montagem de meu motor. Sendo assim, aquela duvida cruel voltou a me atormentar. Qual a taxa de compressão que devo ultilizar??? Como todos sabem, na pré-montagem obtive uma taxa de 9,4:1 o que me deixou um pouco frustado. Para obter um ganho significativo na taxa de compressão, eu precisaria usinar o bloco. Diga-se de passagem que isso geraria um trabalho extra. Isso por que ao usinar o bloco, provavelmente terei que usinar a admissão devido a mudança de altura entre ambos. Além da furação não fechar, corro o risco que os dutos também não casem!!!



Ao falar com o amigo Allan Pasa, que já roda com essa configuração de 402 polegadas a tempos. Ele me aconselhou sem rodeios a fazer o seguinte: "Caju... tira o dome dos teus pistões e baixa o bloco Porco Dio!!! Até 2,2 mm não tem problema! Assim teu motor terá uma taxa de 10,7:1 o que ficará ótimo". Isso pelo fato dos pistões KB 356 serem feitos para os motores 360. O dome deste modelo não casa nas camaras de combustão dos Eddy's em alumínio. Então ao tirá-lôs eu deixaria eles flat, assim podendo baixar o bloco na mesma proporção!



Após um primeiro momento, onde eu e o Null achavamos melhor deixar a taxa em 9,4:1 pois assim não precisariamos "fazer a função". Certo dia o Null me responde o seguinte, enquando resmungo algo sobre essa minha duvida: "Caju... 9,4:1 nos USA é ótimo, mas aqui no Brasil rodamos com esse combustível cheio de etanol. Acredito que ultilizando os cabeçotes em aluminío, 10,7:1 seria bem legal!!!"
Sendo assim tomei a decisão e mandei o bloco de uma vez para a retíficadora. Pois a hora de tomar a decisão é agora, pois uma vez o motor montado eu não iria desmontá-lô para voltar atrás!!!



Após resolver essa duvida, decidi dar a devida importância para a ultima peça de meu projeto que até então estava esquecida. Ainda não tinha decidido-me se ultilizaria um volante aliviado ou com peso original! A única coisa que tinha certeza é que eu usinaria um novo ou compraria um em aço carbono. Digo isso porque já vi pessoalmente o estrago que um volante em ferro fundido faz quando quebrado!!! Já ví um bloco ir para o lixo. Em outro caso, cortou a linha de combustível fazendo o carro incêndiar ocasionando a perda total. E a pior hipótese de todas, os pedaços do volante rasgaram o assoalho do carona! Por sorte o motorista estava sozinho!!!



Se aliviarmos um volante ganharemos potência em alta rotação, mas perderemos torque em baixa. Já que o stroker tem torque de sobra. O Null cogitou a hipótese de importar um volante com 8 Kg em vez de usar o original com 13,8 Kg. Já que a diferença é enorme, pensei em usinar um com 11 Kg que seria um meio termo! Assim ganharia potência em alta e não perderia tanto torque em baixa. Mas ai meu Grande Amigo Diego "Dr.House" Senger, que tem um Honda Civic, técnico em informática me disse uma coisa que ainda não tinha percebido. "Tu já percebeu que automáticamente teu volante será aliviado???" Então ele me fez entender a sua linha de pensamento. Abaixo um cálculo bem simples que representa o seu pensamento:

13,8 Kg dividido por 41,5 Kg/f = 0,331 gramas
13,8 Kg dividido por 60,8 Kg/f = 0,226 gramas
Uma diminuição de força de 32%, praticamente 1/3!!!

Sendo assim, está decidido! Volante com peso original de 13,8 Kg e taxa de compressão de 10,7:1 Agradeço aos meus Amigos Diego Senger, Allan Pasa e Leandro "Null" Thumé pela ajuda prestada nestas decisões!!! Em breve estarei postando as fotos de todo o processo de montagem de meu motor, mas antes disso postarei mais algumas novidades!!!

4 comentários:

  1. Quando mais vc explica, mais curioso fico em relação a este motor. Vai ficar cavalar!!!

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Cajú,

    Vai usar Scattershield, Bellhousing?

    http://www.quicktimeinc.com/products.html#mopar
    http://www.summitracing.com/parts/QTI-RM-6072/

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Grande Tuco!!!
    Não vejo a hora de reencontrar o pessoal no MoNa!!!
    Eu farei o volante em aço, justamente para evitar uma quebra.
    Sendo assim não ultilizarei esse equipamento!

    Abração Meu Amigo!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o projeto Caju!!! Estou desmontando o motor do meu Dart para ser retificado e estou procurando uma retifica de confiança. Parece que seu motor teve excelente trabalho de retifica ! Você poderia me informar qual a retificadora você fez o serviço? Mais uma vez parabéns pelo carro está ficando fantástico! Abraço Mauro.

    ResponderExcluir

Newer Posts Older Posts