sexta-feira, 15 de abril de 2011

Funilaria & Pintura

















Está chegando a hora! Não há exageiro algum em afirmar que essa foi a tarefa mais difícil de todo o meu projeto!!! A de achar um profissional capacitado para fazer a funilaria e a pintura do Dart! Essa tarefa me tirou várias horas de sono! Tanto que não foram nem uma, e nem duas vezes que pensei em apenas repintar o cofre de branco. Colocar o capô do R/T com as flautas e montar nosso Dart assim mesmo!!! Mas um projeto como este, merece sem duvida, uma pintura de acordo com todo o seu investimento e empenho. Até mesmo porque eu prefiro pensar duas vezes antes de sair com o Dodge do que metê-lo em qualquer lugar porque sua pintura "não é lá essas coisas mesmo"!!!

















Como quase toda prestação de serviço, não existe uma garantia de que o trabalho a ser realizado fique com uma qualidade idêntica a do serviço anterior. Minha decisão para escolher o profissional certo, dependia de mais um fator que influência praticamente a todos nós, o investimento!!! Chega a ser impressionante a diferença de valores que foram-me passados em alguns orçamentos. Apenas na parte de mão-de-obra, chegaram a me pedir entre R$ 1.500,00 à R$ 18.000,00. Isso que meu carro já iria removido para a oficina de restauração. Em um dos casos, chega a ser hilário! O orçamento foi feito por telefone, isso mesmo. Me pediram apenas R$ 55.000,00 para fazer o serviço. Então eu disse que eu levaria o carro todo desmontado e removido. Sendo assim o valor baixou um pouquinho, apenas R$ 35.000,00. Depois de ouvir isso pensei em pedir as contas para meu pai, e fazer uma proposta para minha Esposa: "Mozão...vamos largar tudo e vamos trabalhar apenas removendo tinta de Carro Véio!!!

















Mas como eu acredito que fazendo o bem, o mesmo retorna. E de que as vezes a melhor coisa a se fazer é esperar, assim deixando que o universo conspire a nosso favor! Deixei esse assunto de lado. E não é que quando eu resolvo parar de procurar o "cara", é ele que me acha!!! Um conhecido de anos, que trabalhava em uma grande oficina de reparação automotiva. Entra em nossa loja para comprar uma peça de bicicleta. Depois de atendê-lo pergunto a ele: "tu não sabe de alguém que saiba e possa preparar e pintar um Dodge? Para minha surpresa, quatro dias depois, ele me liga dizendo que está na oficina do Null para ser apresentado ao Dart!!! Chegando lá o Daniel me apresenta o Ivan, seu ex-colega. Os dois trabalhavam juntos naquela grande oficina que citei acima. Então duas coisas me chamaram a atenção.


















Primeiramente o Daniel me conta que é ele que faz as soldas e o alinhamento da carroceria. Já o Ivan ficaria encarregado da tarefa de remoção, preparação e de pintura. Acho isso ótimo! Pois quantas pessoas que conhecemos são boas em tudo que fazem??? Cada um tem a sua especialidade não é mesmo? Sendo assim essa dupla subiu imediatamente em meu conceito. A segunda foi a definitiva! Se vocês pudessem ver a cara de "criança em noite de Natal" que o Ivan estava!!! Ele analizava as laterais do Dart olhando-as e alizando-as, e dizia para ele mesmo: "que carro...que carro..." Percebia-se ali que o cara é daqueles que ama o que faz! Que ele não via a hora de começar a trabalhar no Dodge! Como se essas duas coisas não fossem suficientes para eu me decidir. Apareceram mais duas.


















A localização da oficina do Ivan! Caramba!!! Ele trabalha em casa, e sua casa fica a 1,5 Km de nosso apartamento!!! Quinta feira, dia 14 de abril vou lá conhecer a oficina. Um galpão que fica nos fundos de uma casa muito simples. Logo de cara me chama a atenção a organização e a limpeza de todo o ambiente, e de todas as ferramentas! Coisa rara na grande maioria das oficinas de restauração. Não pude deixar de perceber o estado de conservação de sua maquina de solda mig, novinha! Para minha surpresa ele diz que a tem a mais de 5 anos!!! Logo após ele me mostra a sua pistola de pintura, igualmente reluzente como se tivesse saido da caixa!!! Amanhã a tarde irei apertar a mão dos dois e fechar negócio! Acabou a procura! Agardem... em um futuro breve postarei passo a passo o trabalho dessa dupla!

7 comentários:

  1. Caju!
    Sei como voce está se sentindo.
    Como você eu "estava" procurando funileiro e pintor para meu carro, estou de férias do trabalho, portanto chego da aula e fico o resto da tarde sem fazer nada, foi ai que me deu um estalo!!
    Lembrei que meu amigo Rodrigo achou um funileiro que salvou o magnum dele!
    Peguei o endereço da oficina e fui la hoje!
    Conversei com o Andersom e o Marcos, o primeiro encarregado das soldas e o Marcos preparador e pintor!
    Conversamos um pouco ele vai ver meu carro amanha cedo!
    Estou bem animado pois o que ele fez com o magnum do Rodrigo realmente salvou o carro!

    Até mais!!

    ResponderExcluir
  2. Pô Caju, fico muito feliz por você!!! Sei muito bem como é ficar procurando um bom profissional e não achar alguém que te dê coragem de deixar colocar as mãos no seu carro!!! Como você disse, o profissional gostar do que faz e também cuidar das coisas (a oficina e as ferramentas são exemplos disso), é fundamental!!!! No meu Polara terei um grande serviço de funilaria pela frente e não sei quem é que vai fazê-lo pra mim, fora que pra quem não tem grana sobrando, valor é algo que acaba tendo uma certa prioridade... hahaha
    O importante é ser persistente e não entregar o serviço nas mãos de qualquer um!!!
    Boa sorte!!!

    Abração.

    http://dodgefever.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Se quiser abrir uma oficina para remover tinta de carro velho, eu topo! Boa sorte, aí. Já passei por esta fase (super enrolada) e ainda tem alguns detalhes para corrigir. Tomara que o pessoal que você contratou esteja de acordo com a altura do seu projeto.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela torcida!
    Agora a tarde apertei a mão do Daniel e do Ivan!
    Negócio fechado!!!
    Inclusive já fui na oficina desmontar as portas, paralamas, capô e porta malas.
    Segunda estou os envnado para lá!

    Abração...e bom domingo!

    ResponderExcluir
  5. Boa Sorte mano véio, que virada de placar hein, realmente, quem diria que tu irias achar um porto seguro para o dodge tão perto de sua casa...Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Bah, demais Caju!!!
    Essa definitivamente é uma das etapas mais penosas de qualquer restauração, e acho que no teu caso, tivesse um ótimo início!
    Aliás, teve mesmo, pq o carro em si também já ajuda um monte!
    kkk

    Boa sorte!

    Abração

    ResponderExcluir
  7. Fala Caju.
    Puts, ta demais esse Dodge! Ao mesmo tempo meu Fastback esta sendo feito.
    Da oma olhada no meu Blog " fastback69".
    abz

    ResponderExcluir

Newer Posts Older Posts