sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Velocidade Média do Pistão - VMP



A grande maioria dos entusiastas por automóveis procupa-se apenas com quatro números, que seriam eles: os de potência, torque, velocidade e tempo! Eu não sou diferente!!! Mas existem algumas outras variáveis escondidas por trás de tudo isso. Certa vez ouvi falar sobre a velocidade média do pistão (VMP), então fui pesquisar mais a fundo em busca de conhecimento. E como não poderia deixar de ser, fiz o cálculo da VMP para o projeto de meu Stroker 402. Para minha tranquilidade e curiosidade de outros, obtive resultados bem satisfatórios!



A velocidade do pistão em geral é indicada em metros por segundo (m/s). A mesma é calculada da seguinte forma: multiplica-se o curso do pistão X 2. O resultado por sua vez é multiplicado pela rotação do motor. Após obter esse novo valor divide-se o mesmo por 60 (de 60 segundos) Sendo assim, em um motor 318 original teriamos o seguinte cálculo:

3,31 ( curso do pistão) X 2,54 (transformação de polegada para mm) = 84,07
84,07 X 2 = 168,14
164,14 X 4400 = 739,81
739,81 / 60 = 12,33 m/s



Agora vocês devem estar se perguntando: "Ok...mas o que isso influência em um motor?" Considerando que para um motor ter maior durabilidade e resistência, ele deve ter sua VMP (velocidade média de pistões) abaixo de 20 m/s. Fazendo esses cálculos e obtendo um número superior a 20, significa que o motor está com uma rotação pretendida acima do seu limite. Assim gerando um risco muito maior de quebra. Hoje existem algumas raras excessões de motores de ultima geração, onde são ultilizados materiais fodoblásticos em sua contrução, como os de F1. Estes por sua vez chegam a atingir velocidades entre 28 a 32 m/s. Mas estamos falando dos nossos antigos e robustos blocos de ferro fundido 318 LA!!!

Segue abaixo alguns motores com seus respectivos RPM e VMP:
318 á 6000 = 16,41 m/s
318 á 7000 = 19,14 m/s
340 á 6000 = 20,32 m/s
360 á 6000 = 20,32 m/s
426 á 6000 = 19,05 m/s
440 á 6000 = 19,05 m/s

Comparação em motores stroker:
Small blocks 318,340 e 360 com virabrequim de 4' á 6000 = 20,32 m/s
Small blocks 318,340 e 360 com virabrequim de 4' á 7000 = 23,70 m/s
Big blocks 383,426 e 440 com virabrequim de 4,5 á 6000 = 22,86 m/s
Big blocks 383,426 e 440 com virabrequim de 4,5 á 7000 = 26,67 m/s

Podemos perceber que apenas o motor 318 á 6000 RPM obteve um resultado bem abaixo do limite de 20 m/s. Os motores 340 e 360 já ultrapassam esse limite. Enquanto o 426 e 440 tiveram resultados um pouco abaixo do recomendado. Mas quando aumentamos o curso dos mesmos, todos eles acabam ultrapassando o limite de 20 m/s. Principalmente os big blocks que geram resultados assutadores! Agora faço uma pergunta que ultilizo seguidamente como argumento: "Por qual motivo os americanos cada vez mais montam motores stroker acima de 500' se a VMP é tão importante assim???" Sendo assim, continuo ainda mais decidido em fazer meu 402!!!

7 comentários:

  1. Então, quando fiz o curso de preparação com o Sr. Iost, aqui em SP, ele vivia falando desse "item". O grande problema da VMP é para carros de pista, onde ficam praticamente o tempo inteiro em "WOT" (Wide Open Throttle), ou seja, pé embaixo o tempo todo. Pra quem dá umas puxadas mais nervosas de vez em quando e, na maioria das vezes usa o v8tão para dar um "cruising", se a VMP não ultrapassar MUITO ou ficar perto dos 20 m/s, não chega a ser um problema. Isso sempre considerando que o motor tenha sido bem montado e muito bem balanceado. Acho que é isso!!! Desculpa se eu escrevi muito! Mas é que esse tema é bem interessante. Abração.

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  2. Excelente Post Caju!
    A medida que os tempos vão abaixando, o conhecimento, tem que ir aumentando!! Tem muita bruxaria solta por aí, mitos, lendas etc etc...que, enquanto a coisa era amadora, iam até bem.
    MAS, quando o assunto começa a aumentar de nível, é preciso ir mais fundo no assunto. Pelo visto, vi que o amigo Dodgeiro foi!! rsrs
    As antigas M3 6 cilindros, tinhas VMP ~23 m/s. MAS, além do custo, deixar um carro deste dentro das normas de emissões começou a se tornar algo custoso demais, mesmo para uma M3. Resultado, anda agora de V8, com maior cilindrada para compensar.

    Toca a prosa!

    Blog do GARBOSO

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  3. Bah pessoal...vindo de vocês esses elogios e comentários valem muito!!!
    Mais uma vez muito obrigado pela força!!!

    Ai Juca...depois de ver aqueles teus gráficos do Garbosos eu me empolguei um pouquinho!!!

    Abração a todos...

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  4. Muito bem lembrado sobre as M3. Aqueles eram excelentes motores, mas o V8 acaba sempre conpensando quando o negócio começa a complicar pro lado da grana pesada!!! Abração!

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  5. Fala Caju... muito bom o post, só retifica aí os dados do motor 340, que tem o mesmo curso do 318, e não do 360. Abraço!!

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  6. esse calculo para ser completo teria que levar em consideração o tamanho da biela pois éla influi diretamente sobre a velocidade de deslocamento do pistão

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    1. Biela não muda velocidade se ela é mas comprida o pistão sobe mas alto mas TB desce menos .
      O importante é o curso do vira

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