Quando se dirige um carro, podemos notar como o giro do motor sobe. Se isso ocorre de maneira suave, sem vibrações, ou de maneira mais "quadrada" digamos assim, transmitindo vibrações. Essa segunda hipótese não proporciona uma dirigibilidade tão agradável como a primeira! A explicação para isso é uma questão simples que está ligada ao r/L. O que seria esse tal de r/L??? Nada mais é do que o angulo formado pela biela em relação ao cilindro. Essa fórmula simples se traduz da seguinte maneira:
r = raio da manivela do virabrequim
L = comprimento da biela
Dividi-se o valor do r por L.
Para ficar mais fácil a explicação eu ultilizarei os dados do nosso motor 318.
3,31 (curso do virabrequim) X 25,4 (transformação de polegada para mm) = 84,07 mm
84,07 / 2 (para oter o raio) = 42,03 mm
Sendo assim o valor de r = 43,03
6,123 (tamanho da biela) X 25,4 (transformação de polegada para mm) = 155,52 mm
Valor obtido de L = 155,52
Agora basta fazer a divisão
43,03 / 155,52 = 0,27
Isso quer dizer que os nossos motores 318 possuem um ótimo coeficiente de r/L. Realmente é muito raro encontar motores 318 que sofreram ovalização de cilindro. Então fui calcular o r/L de meu Stroker 402. Em um primeiro instante confesso que fiquei um pouco preocupado. A minha preocupação devia-se ao fato de que quando um motor ultrapassa o coeficiente de 0,30 ele fica mais propenso a sofrer ovalização devido a uma maior força lateral, gerando abrasão. Então pensei que talvez meu motor pudesse sofrer deste mau. Então parti para mais uma pesquisa, onde comparei novamente e usei como ponto de partida os lendarios motores Hemi 426 e o 440. Segue abaixo a tabela com os r/L de todos os quatro modelos:
318 = 0,27
402 = 0,32
426 = 0,27
440 = 0,27
Os lendários e cobiçados 426 e 440 tem um coeficiente de 0,27 idêntico ao dos nossos 318. Mas não me dei por satisfeito e continuei minha pesquisa. Então encontrei um artigo que falava o seguinte: "coeficientes entre 0,22 até 0,40 apresentam uma curva linear muito parecida com o de 0,30. Sendo assim este valor não seria de tanta importancia como a grande maioria acredita". E por fim e não menos importante descobri algo que nunca vi alguém falar. Em um motor que possue o coeficiente de r/L alto, seus pistões aproximão-se mais rápido do ponto morto superior (PMS). Isso proporciona uma exaustão de gases mais rápida de que um motor de coeficiente baixo! Sendo assim o motor "respira" de uma maneira melhor. Inclusive este fenômeno nos permite aumentar a taxa de compressão!!!
A unica biela maior que seria compatível no motor 318 seria a do Viper V-10 do ano de 2000/2001 e mesmo assim não valeria a pena o esforço pois a mesma é apenas 2,5 mm maior que a original! Então teriamos uma diminuição do r/L de 0,326 para 0,321, o que seria irrisório! Se fizermos uma comparação entre dois motores de mesma cilindrada e equipados com o mesmo comando. O que tiver o r/L maior terá um comportamento mais "nervoso" dando a impressão de que mesmo é mais graduado e com o lobe center menor!!! Neste momento um dos grandes mitos da mecânica está sendo derrubado. Então cheguei a seguinte conclusão: um motor não se torna "quadrado" apenas por ter seu r/L alto! O que torna um motor quadrado é uma combinação de fatores!!! Sem duvida o r/L alto contribui muito para isso, mas com um bom conjunto podemos tirar vantagens disso!
sábado, 22 de janeiro de 2011
Relação r / L
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mais um belo post Caju! Daqui a pouco já vão começar a chamar de professor!
ResponderExcluirAbraços do Blog do Garboso.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirHehehehe, Sr. Caju, o negócio tá ficando bom por aqui!!! Você tocou num dos assuntos mais "Entabuzados" do mundo da preparação. A tal relação r/L. Mas, você colocou muito bem, muito mais importante é o conjunto e o ajuste perfeito de um motor (montagem, balanceamento, escolha de peças compatíveis, etc...) do que a relação r/L em si. Abração!!
ResponderExcluirGrande Caju!!! muito om saber que podemos contar com uma opinião tecnica certeira para montagem de motores !!
ResponderExcluirmuito bom o post!!
até mais!
Amigo obrigado por essa explicação... Meu carro tem r/L 0,32 e gira com 6500RPM que é o corte... Estou querendo aumentar o giro para 8K, só que eu estou preocupado com essa tal relação... Comprei pistões forjados da CP e biela forjada Pauter e instalei no meu motor... Vc acha que poderei chegar a essa rotação sem riscos??? Outra a velocidade média do meu pistão vai para 24,9 m/s. A rceita aqui no Brasil é não exceder 22m/s com bielas e pistoes de fabrica.. O fabricante PAUTER e CP Pistons me falaram que posso rodar seguramente, o que acha??
ResponderExcluirObrigado
Meu e-mail para contato ou esta resposta: decaboladaum@hotmail.com
Boa noite, estou fazendo alguns testes em uma moto preparada e estou querendo fazer o seguinte, quero diminuir o tamanho do cilindro e da biela, pois pelo que vi que os carros da F1 usam bielas e cilindros curtíssimos, o que perde um pouco em torque porem ganha em giro, esta informação procede? e posso fzer isso na moto ?
ResponderExcluir