quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Retirando peso!



Já venho fazendo essa pesquisa a algum tempo. Fico sempre adiando a postagem para poder fazê-la o mais completa possível. Mas acredito que desta maneira eu demorarei muito. Então vou postá-lá ainda incompleta e adicionarei mais dados ao longo do tempo! O motivo pela qual estou fazendo é muito simples. Todo mundo que gosta de performance em carros V8 dedica-se exclusivamente a motor. Esquecendo de um principio muito ultilizado em todos os outros carros esportivos, a diminuição de peso!!! Porque não trocar nossas peças em ferro fundido pelas em aluminio, já que a diferença é tão absurda?



Muitas vezes o real motivo são os R$ ou os $ investidos nestes equipamentos. Outras vezes por questão de preferência, ou por falta de planejamento, ou até mesmo por teimosia! Quando digo planejamento, falo em sentar, pegar uma calculadora e dedicar algum tempo somando valores de peças e mão de obra. Também não esquecendo da perda de tempo em realizar certas tarefas. Logo após colocar tudo no papel e pesar os prós e os contras. Assim chegando-se a uma definição do que realmente nos agrada! Agora vou citar alguns exemplos em que eu e o Null obtivemos calculando valores de cabeçotes, bielas e rodas.



Vamos começar pelo sonho erótico de boa parte do Dodgeiros, os tão sonhados Cabeçotes Edelbrock Performer RPM em Alumínio. Certo dia eu estava trocando uma idéia com o Null e posteriormente por email e pelo Fórum do Museu do Dodge com meu amigo Lico sobre os valores finais para fazer um par de cabeçotes em ferro fundido. Colocamos tudo na ponta do lápis: válvulas novas, trabalho nas sedes, molas, pratos, chavetas, retentores, trabalho nos dutos etc...Claro que tudo isso feito por um ótimo profissional, em nosso caso estavamos falando do Mestre Wanderlei Fauth. Chagamos a um valor superior a R$ 4.000,00. Isso sem contar que estes cabeçotes estão sujeitos a sofrer uma rachadura, sendo assim os mesmos iriam para o lixo! Pois o ferro fundido é praticamente impossível soldá-lô!



Quando eu e o Null calculamos as bielas, o resultado foi ainda mais satisfatório. Se fossemos comprar um jogo de bielas leves do motor antigo, fazer alinhamento, balanceamento, colocar os parafusos APR chegariamos algo em torno de R$ 1.200,00 Nas rodas então obtivemos praticamente um empate. Isso que no meu caso eu calculei as Rallye, se fosse as Magnum sem duvida sairia ainda mais caro. Olhem só: quatro anéis Mangels 15X7 e 15X8 custam hoje no mercado R$ 2.000,00 Quatro rodas Rallye para remover o miolo, vamos calcular R$ 480,00 Calotinhas do R/T mais uns R$ 240,00 Excelentes réplicas dos anéizinho em aço inox que nosso amigo Toniazzo faz R$ 250,00 Mais o serviço para soldar os miolos nos anéis Mangels R$ 720,00 Mais a pintura, vamos colocar uns R$ 200,00 que dá um total de R$ 3.890,00



O mais interessante vem agora!!! Após pegar os cabeçotes Edelbrock nas mãos percebi a enorme diferença de peso em comparação aos originais. Então fui atrás de uma balança para pesá-los. Apartir dai, percebi que seria muito interessante fazer um levantamento de todo o peso que eu estaria retirando do Dart, já que em nehum lugar achei dados para comparação! Não preciso dizer que em alguns casos a diferença foi "obscena" hehehe... Destaque para os cabeçotes, admissão, rodas e freios traseiros. Até o momento eu consegui retirar praticamente inacreditáveis 100 Kg!!! Isso é muita coisa!!! Seguindo os dados na tabela da Moparts Tech Garage, isso gera uma diminuição de 2 décimos de segundo no tempo dos 402 metros. Além de um ganho de 3 Km/h no final da reta!!! Para ter-se idéia de quão importante é essa diferença, se recolocarmos os 100 Kg, teriamos que adicionar 28 hp's para obtermos exatamente o mesmo resultado!!!
http://www.moparts.org/Tech/tech/pages/hp.html



Cabeçotes em ferro fundido 22,980 Kg
Cabeçotes em alumínio 12,960 Kg
Diferença de 10.020 Kg X 2 = 20,040 Kg

Bomba d'água em ferro fundido original 4,326 Kg
Bomba d'água em alumínio hi-volume 2,170 Kg
Diferença de 2,156 Kg

Polia do virabrequim em ferro fundido 4,980 Kg
Polia do virabrequim em alumínio 0,980 Kg
Diferença de 4,000 Kg

Hélice do radiador original 2,390 Kg
Ventuinha elétrica 2.200 Kg
Diferença de 0,190 Kg
Exclusão de 2,390 Kg de força centrifuga no eixo da bomba d'água

Radiador original moderno 14,680 Kg
Radiador original antigo 11,600 Kg
Radiador em alumínio 7,475 Kg
Diferença relativa ao modelo antigo de 4,125 Kg



Admissão em ferro fundido original 19,640 Kg
Admissão em aluminio Mopar M1 6,700 Kg
Admissão em aluminio Edelbrock Super Victor 8,800 Kg
Diferença relativa a Super Victor de 10,840 Kg

Pistão original cast 0,594 X 8 = 4,752 Kg
Pistão 4" hipereutético 0,486 X 8 = 3,888 Kg
Diferença de 0,864 Kg

Pino do pistão cast 0,152 X 8 = 1,216 Kg
Pino do pistão hipereutético 0,110 X 8 = 0,880 Kg
Diferença de 0,336 Kg

Bielas originais 584 g X 8 = 4,672 Kg
Bielas leves 470 g X 8 = 3,760 Kg
Bielas Scat 423 g X 8 = 3,384 Kg
Diferença relativa as originais de 1,288 Kg

Virabrequi original 24,000 Kg
Virabrequim Scat 4' 23,900 Kg
Diferença de 0,100 Kg

Coletores de ferro fundido
Esquerdo 6,430 Kg
Direito 5,030 Kg
Total de 11,460 Kg



Coletores dimecionado
Esquerdo 6,400 Kg
Direito 5,100 Kg
Total 11,500 Kg
Diferença negativa de 0,040 Kg

Coletores TTI
Esquerdo 7,700 Kg
Direito 7,700
Total 15,400 Kg
Diferença negativa de 3,940 Kg

Arranque original 10,800 Kg
Arranque Hi Torque 3,850 Kg
Diferença de 6,950 Kg

Trilhos dos bancos originais 3,965 X 2 = 7,930 Kg
Trilhos do bancos concha 3,750 X 2 = 7,500 Kg
Diferença de 0,430 Kg

Bancos originais modelo alto 10,800 X 2 = 21,600 Kg
Bancos concha 10,500 X 2 = 21,000 Kg
Diferença de 0,600 Kg

Ventilação forçada - 3,160 Kg
(acredito que não a usarei)

Dumper original???
Dumper 3,960 Kg
Contra pesos 0,625 Kg



Corrente/Engrenagem???
Corrente Dupla/Engrenagem 1,510 Kg

Varetas originais???
Varetas Comp Cams 55g X 16 = 0,880 Kg

Bomba de óleo???
Bomba de óleo hi volume 1,860 Kg

Carburador DFV???
Quadrijet Holley 5,600 Kg
Throtlle Body Edelbrock???

Capa seca em ferro fundido 15,500 kg
Capa seca em aluminio 5,700 Kg

Embreagem original
Embreagem Centerforce 10,075 Kg



Bateria 13,800 Kg
(ficará no porta malas, transferencia de peso)

Pinça de freio dianteira original 4,950 Kg
Pastilha 0,325 Kg
Total 5,600 X 2 = 11,200 Kg
Pinça de freio Wilwood 1,426 Kg
Pastilha de freio Wilwood 0,268 Kg
Total 1,962 X 2 = 3,924 Kg
Difereça de 7,276 Kg

Cubo dianteiro  original 3.600 X 2 = 7,200 Kg
Cubo dianteiro Wilwood 2,400 X 2 = 4,800 Kg
Tambor de freio10,015 Kg
Sistema de freio 4.970 Kg
Total de 14,985 X 2 = 29,970 Kg

Disco de freio traseiro 4,400 Kg
Pinça de freio traseiro 2,250 Kg
Total de 6,650 X 2 = 13,300
Diferença dos freios traseiros de 16,670 Kg

Roda 5,5 polegadas 8,300 Kg
Anel 7 polegadas 8,090 Kg
Anel 10 polegadas 11,555 Kg

Miolo da roda rallye 3,330 Kg
Conjunto de 10 anéis em inox 0,120 Kg

Roda 7' montada completa 11,540 Kg X 2 = 23,080 Kg
Weld 7' 5,800 Kg X 2 = 11,600 Kg
Diferença 11,480 Kg

Roda 10' montada completa 15,005 Kg X 2 = 30,010 Kg
Weld 10' 6,660 KgX 2 = 13,320 Kg
Diferença de 16,690 Kg

Peso dos pneus originais 195/70/14 7,200 Kg X 2 = 14,400 Kg
Peso dos pneus 205/60/15 10,600 X 2 = 21,200
Peso dos Pneus 275/60/15 16 Kg X 2 = 32 Kg
Diferença de + 24,800 Kg

Diminuição de peso até o momento 73,579 Kg
Peso original do carro 1.552 Kg
Peso do carro até o momento 1.478 Kg

8 comentários:

  1. Dae Caju Blz !
    Vou tentar pesar as peças que falta ai na sua pesquisa ...
    Legal essa postagem ! ! !
    Abraços Bruno ...

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  2. Grande Caju o homem da calculadora ksoaksoaskoa

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  3. Enquanto estou na espera, "angariando fundos" para o termino do projeto.
    Tenho que me manter ocupado de alguma maneira!!!
    Fiz isso porque percebi que nunca encontrava resposta para minhas duvidas.
    Acredito que em algum lugar existam pessoas com as mesmas duvidas que ainda estavam sem resposta!

    Abração...

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  4. Caro Caju,

    meu nome é Bruno Miglio Cajado, atualmente moro em Brasília e estou escrevendo para parabeniza-lo pelo excelente conteúdo sobre alívio de peso no motor do Dodge!

    Recentemente adquiri um Dart 77 e estou iniciando o planejamento para restaura-lo a partir de janeiro do próximo ano. Externamente não irei mexer muito, pretendo apenas deixa-lo na cor azul, assim como era o Dart do meu pai em 1973. No que diz respeito a mecânica, interior e suspensão a conversa será outra...

    Há tempos venho conversando sobre esse tipo de preparação com o pessoal que conheço por aqui, mas como você mesmo disse, informação precisa acerca do assunto, ainda mais onde a cultura local não ajuda muito, é como encontrar "agulha em palheiro"!

    Como sou principiante no assunto, gostaria de conversar mais e contar com a sua ajuda no desenvolvimento do meu planejamento. Não tenho a menor noção de quanto preciso investir, ou o que devo fazer primeiro, onde encontrar as peças, se consigo importa-las direto, etc,etc,etc.

    Poderia entrar em contato pelo meu e-mail, bmcajado@uol.com.br para falarmos a respeito?

    Desde já agradeço por ter compartilhado essa preciosidade!
    Forte abraço!

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  5. Esse caju!!!! Grande figura!!1
    Parabéns pelo blog, muito divertido e informativo!
    tamo junto, pago duas.

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  6. Camarada Caju,
    excelente informação esta a sua! Sem contar no Blog que é muito bacana!!
    Tomei a liberdade de usar no meu blog "www.blogdogarboso.blogspot.com" os valores de peso dos pistões e pinos originais.
    Grande abraço e já sou um seguidor do seu Blog,veja lá!
    Blog do Garboso.

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  7. Caju,

    acompanho seu blog e tb o forum do museu.

    estou procurando o peso de algumas peças e nao achei no seu blog.

    queria saber mais ou menos os pesos das seguintes peças:
    - igniçao eletronica (distribuidor e aquela caixinha que vem junto)
    - coletor weiang
    - carburador holley de 500cfm

    obrigado
    Alexandre

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  8. Não sei ti responder.
    Mas irei na Veloparts segunda feira e se eles tiverem esse material a pronta entrega eu posso pesá-los!

    Abração...

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