Cross Ram Mopar Performance
0 - 6000 RPM
Já que na postagem anterior falei sobre a escolha certa do carburador, nesta falarei sobre a importância fundamental da escolha correta do coletor de admissão. De nada adianta ter uma escolha acertada no quadrijet e pecar na escolha da admissão. Existem vários modelos no mercado, das mais variadas marcas, para suas respectivas aplicações. Quando falamos em modelos de admissão, logo nos vem a cabeça os três mais ultilizados: Single Plane, Dual Plane e Tunnel Ram
Weiand Hi Ram Tunnel Ram
3000 - 9000 RPM
Mas o leque de opçõe deste equipamento é bem mais abrangente do que se imagina. Para falar a verdade, existe mais de uma duzia de modelos, parece muito não é mesmo? Mas acredito que não valha a pena fazer uma descrição de todos os modelos existentes. Já que em nossos carros ficamos praticamente restritos a dois dos três modelos citados acima!E até porque o objetivo de minha postagem e ajudar o pessoal a escolher uma admissão correta para o seus carros e não criar ainda mais duvidas e confusão!!!
Edelbrock Performer RPM Air-Gap 1500 - 6500 RPM
Escolhida pela grande maioria. O modelo Dual Plane é sem duvida a melhor opção para o dia a dia. Indicada para motores originais, até motores com um certa preparação. Possui uma característica importantíssima, o torque em baixas rotações, indispensável para o transito urbano. Ainda mais para carros que ultilizam a relação do diferencial original. Como o próprio nome já diz, este modelo possui a sua base dividida dois planos. No plano direito da admissão seus dutos fazem a ligação aos cilindros 1 e 7, e aos dois cilindros centrais do lado oposto, que são o 4 e o 6. Já no lado esquerdo como não poderia ser diferente, os dutos levam a mistura para os cilindros 2 e 8, e para os os cilindros centrais opostos 3 e 5. Essa configuração permite uma melhor "equalização" dos dutos, tornando a distância entre os eles homogênia.
Edelbrock Victor
3500 - 8000 RPM
Desenvolvida para motores que possuem uma preparação mais elevada, a Single Plane possue uma grande perda de torque em baixa rotação. Mas em contrapartida gera um ganho considerável de potência em alta rotação. Para quem possue um diferencial com relação curta, o que minimiza essa perda de torque. E visa o ganho de potência na alta, a Sigle Plane é a escolha certa. Tendo seus dutos significativamente maiores, ela prioriza a velocidade de fluxo em altas rotações. Sendo assim, podemos dizer que em baixa rotação, o combustível fica "perdido" dentro dos dutos.
sábado, 26 de março de 2011
Single Plane X Dual Plane
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Legal a postagem ! Sempre com boas dicas ! ! ! Você foi um dos responsáveis pela "receita" do leve preparo do meu motor ! Valeu Caju ! Sempre acompanho o seu blog ... Abraços Bruno ...
ResponderExcluirO meu, com o Torker II (Single plane, faixa de atuação segundo a Edelbrock 2500 - 6500)combinado com o meu comando já citado, embaralha em baixa e "abre" legal nas 3500 - 6000 RPMs. Fica embaralhando em baixa, mas não chega a ficar fraco. Vantagem dos V8.
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