quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Taxa de Compressão.



Este é outro assunto muito polêmico. É praticamente impossível chegarmos a um consenso sobre o tema. Pelo menos todos nós concordamos em uma coisa. Nossos motores 318 quando originais sofrem de um mal, a "baixa taxa de compressão"!!!. A primeira coisa a ser feita, pensando-se em performance ou não é elevar essa taxa de compressão a um patamar acima dos 9:1. A quem defenda a teoria de que quanto mais taxa melhor, mas na minha opinião a coisa não é por ai!!!




Na minha opinião existem alguns argumentos em defesa da ultilização de uma taxa de compressão "moderada", que seriam os seguintes:
1 - Quando tem-se uma taxa excessiva, temos que levar em consideração que a parte de baixo do motor sofre uma maior pressão. Sendo assim, as bronzinas acabam sofrendo um maior desgaste.
2 - Com uma taxa muito alta, é praticamente certa a necessidade de diminuir-se o ponto. Assim perde-se a posição ótima do conjunto biela/manivela no momento da ignição.
3 - Apartir de um certo ponto não agrega-se mais potência ao motor aumentando-se a taxa, como boa parte das pessoas acredita. "Taxa não é sinonimo de potência".
4 - Um motor que "respira" bem em alta rotação, com uma taxa moderada, obtem um melhor aproveitamento da combustão devido a "centralização" dos gases na camara.




Em meu motor usarei cabeçotes em alumínio. Muitos falam que neste caso perde-se 1 ponto na taxa de compressão devido a dissipação mais rápida do calor gerado na camara após a ignição. Li um artigo onde um preparador norte-americano relatou que a diferença de temperatura no interior da camara de combustão em cabeçotes de aluminio em relação ao de ferro pode chegar a 100ºC. Podemos aumentar em 1 ponto a taxa sem que o motor grile, assim obtendo a mesma temperatura que os cabeçotes de ferro.



Quando obtive a taxa de 9.4:1 na pré-montagem de meu motor, confesso que fiquei um pouco desapontado, pois gostaria de um número maior. O número mágico que gostaria de obter seria o de 10.5:1 Mas após conversar novamente com meus amigos Null, Minella e Lodetti cheguei a seguinte conclusão. Teriamos que fazer muita função para um aumento de 20 cv. Isso é muita coisa em termos de potência, mas se levarmos em conta o percentual, veremos que a diferença é pouca, apenas 4,6%. Vou montá-lo assim mesmo, pois para o uso que meu carro terá, não precisarei de mais potência que já tenho! Segue abaixo a relação de taxa/potência, segundo as projeções do software do Minella:
9.5:1 = 440 cv
10:1 = 450 cv
10.5:1 = 460 cv

6 comentários:

  1. Já aumentei a taxa de compressão do meu. Espero que daqui a 15 dias já comece a voltar o motor pro lugar. Estou estimando uns 300cv no meu. Mas 440cv??? Vai conseguir andar de boa?

    ResponderExcluir
  2. Trocou os pistões de teu motor?

    Vou conseguir andar normalmente devido ao aumento da cilindrada, isso vai gerar um ótimo ganho de torque em baixas rotações.
    E não esquecendo da injeção, que fará um melhor mapeamento de combustivel e ponto.

    Abração...

    ResponderExcluir
  3. 440 cv.
    Num Dart.
    Com um "ligeiro" alívio de peso.
    Cara, isso vai ser O brinquedo!!!

    Abração Caju!!!

    ResponderExcluir
  4. Sim, troquei os pistões. Sobre a injeção, ainda não consegui algo "extraordinário" como pensei que conseguiria com a FuelTech (no Opala). Mas tô tentando...

    ResponderExcluir
  5. Até tu dominar aquela caixinha demora um pouco, depois é só alegria. hehehe...
    Aqui no sul um cara tirou 290 cv em um R/T com apenas um comandinho Summit e Fueltech.
    Como está o motor do teu Opala, os anéis estão em dia???

    Abração...

    ResponderExcluir
  6. Aparentemente os anéis estão ok, são novos com menos de 3 meses de uso. Meu motor só limpa bem acima de 3000 RPM, mas por pura incompetência minha de ajustar a FuelTech. O carro tá embolando muito em baixa, tá ruim de andar no trânsito normal (não, não está com comandão, está com o comando do 4100). Tô quase morrendo na mão de um profissional.

    ResponderExcluir

Newer Posts Older Posts