terça-feira, 21 de junho de 2011

Iniciando a Remoção!



Após eu fechar negócio com a dupla Ivan & Daniel, e acertar o cronograma de trabalho. Tratei de levar o capô, as portas, os paralamas e a tampa do porta malas para o Ivan iniciar a remoção. Combinamos de deixar as peças na lata crua para removermos todos os pontos de ferrugem, tarefa do Daniel. Assim desta maneira, iremos fazer um verdadeiro trabalho de funilaria. Como eu sempre tive vontade de fazer no Dart 76 e não consegui. Na primeira vez por falta de condições financeiras e na segunda porque o "pedreiro automotivo" não cumpriu o combinado. Dando apenas uma lixadinha e mandando ver! Mas o valor a ser pago foi aquele do serviço combinado! Acho incrível a cara de pau desses caras que não honram a palavra e ficam com a mesma cara!




Mas vamos ao que interessa... Após a retirada de todas as peças de lataria, levei as dobradiças das portas para o Marcelo Pires (MAP Racing). Ele irá fazer novos pinos para que as mesmas fiquem sem folga alguma! Digamos que ficaria "meio" difícil para o Daniel alinhar as laterais com as portas "trabalhando'' 1 cm!!! Quando eu levei as peças de lataria lá para a oficina. Esqueci de avisar o Ivan que quando ele começasse o trabalho de remoção, éra para ele me avisar. Assim eu poderia bater fotos do progresso de cada peça. Assim captando passo a passo, para depois postar as fotos aqui no blog. Para minha surpresa, ao chegar na oficina me deparo com a tampa do porta malas do Dart em cima de um tonel já toda removida. Inclusive cada cantinho interno, e com o fundo fosfatizante aplicado em todo ele!!!




Realmente não existe nada melhor do que remover todo o material da lata. Pois não há como saber o que há por debaixo da tinta. Antes de começar o serviço, achamos que uma e outra surpresa apareceria, como é normal na grande maioria das vezes. Mas no meu Dart já apareceram mais surpresas do que esperavamos!!! Na tampa do porta malas podemos ver que há uma marca horizontal logo na primeira foto. Dá para acreditar que ali tinha um remendo com fibra de vidro??? Também encontramos alguns pontinho de ferrugem que já tinham furado a chapa, mas nada de mais! Fiquei muito feliz em ver esta primeira peça neste estado. Mal posso esperar para ver o Dart todo desta maneira!






Não consegui chegar a tempo para fotografar a tampa do porta malas escovada sem o fundo fosfatizante. Mas consegui chegar a tempo para fotografar os paralamas escovadinhos!!! Realmente os "meninos" estão em ótima forma. Nunca foram batidos! Mas nem preciso dizer que encontramos mais novidades. Além de apresentarem os mesmos pontinhos que perfuraram a tampa do porta malas. Cada um apresenta um remendão soldado de maneira bem grotesca, revestidos em fibra de vidro!!! Será que o pessoal que "mexeu" nesse Dodge naquela época não conhecia massa plástica? Ou será que eles trabalhavam na contrução de piscinas? O mais provável é que devam ter descoberto esse material desenvolvido no ano de 1936 justamente quando fizeram estes remendos. "Essa é a ultima novidade se tratando de reparação automotiva"!!! hehehe...

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Fazendo o Eixo Traseiro
















Eu tinha esta postagem salva em rascunho desde março deste ano. Mas faltava fotos para mostrar o desenvolvimento do trabalho. Após um pedido feito por um dos leitores que acompanham o blog (Fernando Viera) resolvi postá-lá. Pelo menos a primeira parte. Pois acredito que serão duas, ou quem sabe até mesmo três! Então vamos lá... Após decidir usar as Weld Racing de 10' com o backspace de apenas 3,5' . Fui em busca de um eixo traseiro que me permitisse encurtá-lo, para que a traseira tivesse um ótimo visual. Mas o mesmo teria que ser equipado com uma caixa satélite blocante. Pois na minha concepção, sou totalmente contra a ultilização de uma caixa satélite soldada para uso urbano!!! Certa vez eu e o Null vimos um amigo subindo o meio fio para estacionar. Minha Nossa Senhora das Longarinas....que medo!!! O carro torceu de uma maneira que tivemos a impressão de que o parabrisa saltaria fora ou estouraria!!!

Desmontagem do original Braseixos


Então fui pesquisar sobre as duas marcas mais ultilizadas: Dana e Braseixos. Em meus ex-Dodges sempre tive Braseixos. Inclusive no Dart Azul, ultilizava um blocante com relação 3:90. Segundo o que muitos falam, e acredito nisso, diga-se de passagem. Os diferenciais Dana são superiores aos Braseixos quando o modelo é simples. Mas quando o modelo em questão é o blocante, a coisa muda. O Braseixos é superior ao Dana, pois é bem mais reforçado! Então lá fui eu atrás de um Braseixos para ver se existia a possibilidade de encurtá-lo!

Analizando as pontas de eixo do Dana


Logo de cara vi que seria muito difícil a realização deste trabalho, pois as pontas de eixo deste modelo possuem chavetas para fixação dentro da caixa satélie. Isso proporcionaria uma enorme dificuldade em refazê-las sem a perda da resistência. Sei que alguns colegas optam por outra maneira. A de encurtarem as pontas de eixo no meio e as soldarem. Dizem que andam sem problemas. Mas não comigo dentro!!! hehehe... Tenho medo que em algum momento a solda possa romper-se, ocasionando até mesmo a perda de uma roda! Imaginem o poder destrutivo de uma roda com uma ponta de eixo deslocando-se a 80 km/h?

Remoção das mangas com plasma Encurtamento de 92mm em cada lado

Então fui atrás de um diferencial Dana para analizar a possibilidade de encurtar as pontas de eixo. De cara apareceu um de Maverick. Além de ser 40 mm mais curto do que os de Dodge, a furação encaixaria perfeitamente nas minhas rodas Weld. Pois elas possuem furação 5 X 4 1/2 que são as mesmas dos Mavericks e Opalas. Logo percebi que o sistema de fixação das pontas de eixo é diferente. Elas são fixadas por quatro parafusos em um "espelho" . Isso possibilita seu encurtamento, pois a fixação ocorre na extremidade da roda. Uma maneira muito mais simples. Então após a realização deste serviço, terei apenas que refazer as estrias para o encaixe dentro da caixa satélite e um novo tratamento térmico para fortalecê-las!

Comparativo do antes e depois
Pré - montagem após o encurtamento

Então coloquei minhas rodas na posição definitiva e as medi de miolo a miolo. Deixando o pneu 275/60/15 encostado no friso da lateral traseira em ambos os lados. A medida interna obtida foi de 1305 mm. Então diminui 60 mm para ter uma folga de 30 mm em cada lado. Que na minha opinião é mais do que suficiente para que os pneus não enconstem nos frisos durante as curvas. Isso levando em conta o carro carregado. Medi a espessura dos discos de freio traseiros e diminui mais 12 mm, assim obtendo um resultado total de 1233 mm. Então peguei o comprimento original de 1417 mm e subtrai pelo numero encontrado. Depois dividi ele por 2 e encontrei o valor que tenho a diminuir em cada lado do eixo = 92 mm. Continua...

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Saltinho... Eu fui!!!!



Estava pensando agora a pouco, como eu iria iniciar essa postagem! Digo isso porque não quero ultilizar palavras que possam demonstrar exageiro. Mas ao mesmo tempo, não quero correr o risco em deixar de expressar tudo que vi e senti em Saltinho! Após embarcar no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. Decolamos em direção a Brasília, isso mesmo!!! Brasília... Coisas do País que sediará Olimpiadas e Copa do Mundo!!! hehehe... Após nova decolagem, chego ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Lá sou recebido por meu até então amigo virtual Luiz Márcio Brandão de Paula e seu amigo Léo. Após hospedar-me em sua casa em Pirassununga, fomos a oficina de seu grande amigo e mecânico Emerson! Após sermos apresentados e termos uma breve conversa, fui conferir o Dart do Luiz!





Mas não demorou muito para eu retomar a conversa com o Emerson! Uma figura fantástica diga-se de passagem! Nem preciso dizer que conversar e trocar idéias são algumas das coisas que mais gosto de fazer. E com meus novos amigos não seria diferente. Mais tarde disse ao Luiz que o Emerson nada mais é que o Nullzinho dele!!! hehehe... Depois o Emerson levou-me para dar uma volta de Dart, e em seguida voltamos para casa. Onde mais tarde tive o privilégio de dirigí-lo e abastecê-lo para partirmos logo ao amanhecer já de tanque cheio. Nesta volta pude confirmar que meu amigo tem um ótimo Dodge em suas mãos. Mas não para por ai. O Luiz comprou recentemente um Gran Sedan 1975 de cor preta. Tive o prazer de levar daqui do sul um par de grades originais em belissímo estado de conservação. Assim tive a honra de fazer a troca das mesmas, deixando o GS a mais um passo de sua total originalidade. Já que este o meu amigo tem planos de fazê-lo placa preta! Perfeito... o Dart para o "crime" e o GS para passear com a família!!! hehehe...





Mas todos devem estar esperando para saber dos Dodges que marcaram presença no encontro, não é mesmo??? Então vamos lá... Partimos de Pirassununga bem cedo em direção a Saltinho. Chegando lá não demorou muito para eu começar a me enturmar com o pessoal que chegava a todo o momento. Então me deparo com meu amigo Eric Carpal. Que segundo informações dele, estavam a caminho mais de 20 Dodges de São Paulo. E que deveriam estar chegando a qualquer momento! Ele mal termina de falar e começa a surgir em cima do viaduto uma sequência incrível de Dodges!!! Não dá para descrever a emoção que tive ao ver tudo aquilo na minha frente. Sai em disparada em direção ao portão e começei a bater fotos de todos os Dodges que esperavam para entrar na pista!





Eu não sabia se dava boas vindas para o pessoal, se batia fotos dos Dodges, se me apresentava! Eu estava totalmente confuso e muiiito feliz!!! Pois nunca antes tive o privilégio de ver tantos Dodges juntos! No meio de tudo isso, um Dart não passou desapercebido. Quando eu estava voltando para dentro da pista levo um "baque"!!! Vejo um Dart Amarelo com teto de vinil equipado com um Tail Panel do GTS 68!!! Caramba... Tinha achado o 3º membro do Clube do Frisão!!! Era o "tal" do Olésio Nepomuceno. Sempre tive vontade de conhecê-lô, assim como mais algumas figuraças que mantinha algum contato pelo Museu ou por emails. Boa parte deles estavam lá: Francisco Gil "Chico", Marcelo Nersessian, Daniel Pavan, Tuco, Glauber "V8 Fury", Caruso, os Irmãos Agapito, Tomate e o Alan Medeiros!





O mais incrível de tudo é que bati as minhas fotos praticamente de qualquer jeito. Digo isso porque no início eu estava muito empolgado em ver todos os Dodges. Mas bastaram alguns minutos para eu esquecê-los!!! Ou ao menos deixá-los em segundo plano, digamos assim!
Isso para eu conhecer um pouco mais daquele pessoal tão especial que me fez pela 1º vez entrar dentro de um avião! Muitas vezes em nosso dia a dia ouvimos que as pessoas são o que elas tem e não o que elas realmente são! Isso é muito triste. Em Saltinho ninguém deu mais importância para o Challenger, para um R/T placa preta, ou um Dodge com uma usina embaixo do capô, do que para um Dart "pé de boi" nunca restaurado!!! O que importou em Saltinho foi a pessoa em si, e não o seu Dodge! A cada conversa e aperto de mão eu ficava mais emocionado em fazer parte daquilo tudo!!! Vou confessar a vocês que as lágrimas começam a surgir novamente quando lembro-me da ligação de minha Esposa perguntando-me como estava o Encontro.





A minha voz embargou naquele momento, e eu começei a chorar. Pois o Encontro estava próximo do fim! Em breve todos partiriamos para nossas respectivas casas. Eu tinha comigo um misto de emoções que fazia-me acreditar que ir a Saltinho valera muito a pena. Ver que meu amigo Luiz Márcio tem uma família abençoada, e amigos de caráter irretocável é muito gratificante! Pois ele não merece nada menos do que isso!!! Eu estava convicto de ter feito parte de algo grande naquele lindo domingo de sol. Que eu era um cara privilégiado de estar ali presente. Vendo aqueles "imponentes guerreiros" que resistiram a ação do tempo! Inclusive alguns deles a incríveis castigos e maus tratos! Mas eu ainda não tinha visto tudo naquele domingo! Ao pedir ao Luiz Márcio e ao Chico para batermos uma foto com o Caruso e ou outros idealizadores do Encontro escuto a seguinte frase de ambos: "Isso não será possível, esse encontro não é de ninguém... esse encontro de amigos é de todos... todos são importantes... todos são os idealizadores!!! Escutar aquilo foi marcante! Parecia que eu estava diante de Jedis do "Guerra nas Estrelas"!!! Pois aquilo era uma grande demonstração de altruísmo! Quando me perguntam como foi Saltinho? Digo o seguinte: CARAMBA MEU... TAVA TÃO BOM QUE TINHA ATÉ DODGES!!!





Abaixo segue alguns links de fotos e videos do 2º Encontro de Saltinho:

http://www.youtube.com/watch?v=1FXRtKzU98Y
http://www.youtube.com/watch?v=tz18mA1ZNVE
http://www.youtube.com/watch?v=b8Qtjn3LkA8
http://www.youtube.com/watch?v=ovhlWP_mg8c
http://www.youtube.com/watch?v=ZORrodSuuWw
http://www.youtube.com/watch?v=NGaizWn9ykk

http://www.jalopnik.com.br/conteudo/37-dodges-largando-ao-estilo-le-mans-no-brasil
https://picasaweb.google.com/eubiov8/Saltinho?authkey=Gv1sRgCIyy4caUuKbkyAE#
https://picasaweb.google.com/dodge.james/ArrancadaMOPARREBELLIONSaltinhoSP05062011?authkey=Gv1sRgCPvagMaAiJf_NQ

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